Acontece nesta sexta-feira, 07 de maio, o lançamento da revista de história em quadrinhos (HQ) Liga do Cerrado, edições de números 2 e 3, e também o lançamento do trabalho feito em graphic novel “Mugambi”. As obras são do autor e desenhista palmense Geuvar Silva. O evento, que conta com parceria da Secretaria Municipal de Cultura, a partir das 19h30, no Centro Cultural Mauro Cunha.

A HQ Liga do Cerrado é uma revista de humor e aventura que traz super heróis genuinamente brasileiros, são eles: Homem Suvaco, Senhor Gambiarra, Maria Paulada, Jeitosa, Homem Pichilinga, Caryocal e Homem Pochete. “Trabalhamos esses personagens numa linha cômica satirizando o nosso cotidiano e os personagens dos EUA, por isso eles estão visualmente vestidos tipos personagens de gibis estadunidenses. Isso para da uma graça a mais na coisa, pois são baseados em pessoas comuns do nosso dia a dia, são heróis da vizinhança”, informou o autor, Geuvar Silva.

Ainda segundo Silva, esses personagens, além de trazer a linguagem simples do cidadão urbano, conta um pouco como foi o povoamento do Tocantins, pois, cada um dos heróis veio de um Estado diferente da Federação brasileira. “De imediato as pessoas já se identificam com eles pela semelhança pelo humor, e a linguagem. Claro que ninguém fede tanto quanto o Homem Suvaco, mas tudo bem. Acredito que a Liga do Cerrado é um incentivo para o jovem tocantinense”, ressaltou o autor.

Mugambi – A graphic novel Mugambi pode ser considerado um filme em preto e branco só que no lugar do filme utiliza do papel. Com uma apurada narrativa cinematográfica amarrada a uma fotografia de documentário o trabalho que custou uma década ao seu autor invade a ficção científica.

Mugambi ataca impetuosamente aqueles que, se não infectados pelo vírus do preconceito, espreitam-no sem tomar uma atitude enérgica, ou até heróica. Ataca também aqueles que, com distração indevida, rondam a Terra sem se preocupar com o meio-ambiente.

A obra de Geuvar Silva é a primeira história em quadrinhos do gênero no Estado, uma novela gráfica de 154 páginas. “É a contagem de histórias a partir do meu ambiente, pois, a história se passa na Ilha do bananal e em Palmas é uma aventura de ficção e terror com pinceladas de filosofias e temas de cunho social como o racismo”, frisou.

Evento: Lançamento das HQs “Liga do Cerrado”
Lançamento da graphic novel “Mugambi”

Autor/desenhista: Geuvar Silva (de Palmas)
Local: Galeria de Artes Kathie Tejeda, do Centro Cultural Mauro Cunha
Endereço: Av. Maranhão, entre as ruas 02 e 03, n° 1.535, centro, Gurupi-TO
Data: 07 de maio de 2010.
Realização: Secretaria Municipal de Cultura
Apoio: Academia Gurupiense de Letras

Roteiro:
19h30 – início – Abertura da exposição com 15 desenhos da Liga do Cerrado tamanho A3 e 10 desenhos do Mugambi, formato A3 e mostra de vídeo de lançamento da HQ.
20h00 – palestra (bate-papo) sobre quadrinhos (desafios, técnicas, etc.)
21h00 – Sessão de autógrafos e vendas das obras: graphic novel “Mugambi” R$ 15,00 cada, e Liga do Cerrado R$ 5,00 cada.

Leilane Macedo/Secop