Geral|

Compartilhe:

“Gênero e Tabaco Marketing para Mulheres” é o tema da campanha da organização Mundial da Saúde que foi encampada em Gurupi pela Secretaria Municipal de Saúde que estará nesta terça-feira, 31, levando nas Unidades de Saúdes a bandeira da campanha do Dia Mundial sem Tabaco.

As ações visam a alertar a população fumante sobre as estratégias que a indústria do tabaco utiliza para atingir a população e meio-ambiente. Para mobilizar os gurupienses, a Secretaria de Saúde estará distribuindo panfletos envolvendo professores e alunos nas escolas e realizando atividades físicas no sentido de despertar a auto-estima e a qualidade de vida sem o uso do tabaco.

Tabagismo no mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo como a principal causa de morte evitável. Em todo o mundo estima-se que 1 bilhão e 200 milhões da população mundial adulta sejam fumantes. Segundo a OMS deste total 200 milhões são mulheres.

Pesquisas comprovam ainda que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina e nos países desenvolvidos a participação das mulheres triplica de 42% dos homens a 24% das mulheres.

Nos últimos anos o numero de mortes causadas pelo uso do tabaco já atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, totalizando um total de mais de 10 mil mortes por dia. De acordo com a OMS se esses números não diminuírem a tendências aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos) (WHO, 2003).

Comments are closed.

Close Search Window