Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), que avalia o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as escolas municipais de Gurupi atingiram a média de 4,6 pontos nas séries iniciais (5° ano). Com o resultado, a cidade antecipa a meta programada pelo Ministério da Educação para ser alcançada em 2013.

A média de 2009 superou o índice alcançado em 2007, quando Gurupi teve um Ideb de 3,8; o que representa um crescimento de 0,8 pontos em dois anos na rede municipal de ensino.

Segundo o secretário de Educação, Esporte e Juventude, Antônio Carlos Pakalolo, os investimentos na infraestrutura das escolas e qualificação dos docentes são algumas das políticas públicas que vem ajudando a melhorar a qualidade do ensino municipal. “Temos que investir ainda mais na parte pedagógica e material didático para envolver os alunos em sala de aula e evitar a evasão escolar. Vamos qualificar e valorizar ainda mais os profissionais e continuar investindo em melhorias na infraestrutura das nossas escolas”, afirmou o secretário, ressaltando que 97% dos professores são graduados e possuem pós-graduação.

Destaque

A Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim, localizada no setor Jardim dos Buritis, foi a escola gurupiense que mais se destacou no Ideb; saiu de 2,9 pontos em 2007 para 5,2 em 2009.

Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Ideb e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos. (com informações do Ministério da Educação e Cultura – MEC).