Segundo a Polícia Militar mais de 10 mil pessoas prestigiaram o desfile de comemoração da Independência do Brasil, 7 de Setembro, em Gurupi, onde aproximadamente cinco mil alunos de 33 escolas municipais e estaduais desfilaram na Avenida Goiás.

As festividades iniciaram às 6h da manhã como alvorada e às 8h autoridades municipais e estaduais, dentre eles o prefeito Alexandre Abdalla, secretários municipais, deputados federais, vereadores, subsecretária da Educação, Noraney Fernandes e a Delegada Regional de Ensino Valdete Pagani acompanharam o hasteamento da bandeira com apresentações do Coral Uirapuru e banda da Polícia Militar que juntos interpretaram os hinos Nacional e da Independência do Brasil. “É um momento importante que desperta o sentimento patriótico na comunidade. Foi um sucesso e para o próximo ano teremos outras atrações como cavalgada que será promovida pelo Sindicato Rural”, disse o prefeito Alexandre Abdalla.

As apresentações na Avenida Goiás começaram com os alunos da APAE que fizeram uma exposição de danças que emocionou o público. Logo foi a vez dos alunos da Universidade da Maturidade (UMA) que desfilaram pela primeira vez e, representando as crianças, os alunos da Escola Municipal Silny dos Santos fizeram suas apresentações. Em seguida o grupo Desbravadores, representando os alunos da escola Adventista, além de escolas Municipais e Estaduais, banda Cinei dos Santos e Polícia Militar fizeram suas apresentações voltado à temática “Planeta Terra”.

O secretário Municipal de Educação, Esporte e Juventude, Antônio Carlos Pakalolo, destacou que o trecho entre as Ruas 14 de Novembro (01) até a Rua Presidente Getúlio Vargas (06) na Avenida Goiás foram interrompidos para dar lugar ao grande evento cívico que, segundo ele, contou com apresentações de 17 escolas municipais, 15 escolas estaduais, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Universidade da Maturidade (UMA), Grupo dos Desbravadores (Igreja Adventista), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar; totalizando 40 instituições, o dobro de participantes em 2009. “A mensagem deste grandioso evento foi voltado para a valorização da cidadania por meio do civismo e conscientização dos problemas que afetam o meio ambiente do nosso planeta, seja pelas queimadas, poluição e mensagens de ações conscientes como a importância da reciclagem”, disse Pakalolo.