O Centro de Controle de Zoonoses de Gurupi (CCZ) realiza a campanha nacional de vacinação anti-rábica animal neste sábado, 18 de setembro, das 7 às 17 horas. Durante todo sábado, 29 postos de vacinação estarão abertos em Gurupi e a meta é imunizar 14.664 animais entre cães e gatos, das zonas urbana e rural.

A raiva é uma doença causada por um vírus da família rhabdoviridae. O agente causador da doença pode infectar qualquer animal de sangue quente, porém só irá desencadear a doença em mamíferos, como por exemplo cachorros, gatos, ruminantes e primatas (como o ser humano).
A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. A raiva urbana tem como principal agente o cão, seguido pelo gato; na forma selvagem, esta se dá principalmente por lobos, raposas, coiotes e nos morcegos hematófogos.
A vacina é o melhor meio de prevenir contra a raiva, doença que atinge os animais domésticos e pode ser transmitida ao homem. “Pedimos que as pessoas que possuem cães e gatos procurem um posto de vacinação para imunizar o seu bichinho. Só a vacina pode garantir a saúde do animal e também da família”, afirmou o coordenador do CCZ, Francisco Vieira da Costa.

POSTOS DE VACINAÇÃO GURUPI
1 Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães Setor Parque das Acácias
2 Escola Municipal Lenival Correa Setor Alto da Boa Vista
3 Escola Estadual Joaquim Pereira da Costa Setor Sol Nascente