Há 13 dias para finalizar o Censo Demográfico 2010, em Gurupi já foram recenseadas 74.357 pessoas. A busca agora são 675 domicílios que se encontram fechados e ainda não foram recenseados.

Buscar uma solução para abrir as portas das 675 residências que ainda não foram recenseadas em Gurupi foi o foco da reunião realizada na última sexta-feira, 17, da Comissão Municipal de Geografia e Estatística, realizada pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo dados divulgados pelo Coordenador de Subárea/Gurupi, Gerisval Pereira da Silva, a estimativa é que o Censo/2010 ultrapasse a estimava oficial de 74.357, superir a do último Censo. “Estamos esperando para Gurupi 76 mil habitantes”, disse Gerisval durante a reunião.

Gerisval mostrou ainda que do ano 2000 para 2010 aumentou 9.314 pessoas em Gurupi. Número que representa a população de uma cidade superior a do porte de Alvorada.

Para o representante do IBGE, em Gurupi houve problemas por falhas humana e técnica em dois setores. Em um deles, até o momento fora recenseadas 82,5% e o outro foi parte do Setor Nova Fronteira que teve, até agora, somente 56% dos domicílios recenseados.

Outro número que chama a atenção é o da população flutuante, como trabalhadores e estudantes vindos de outras localidades, que não são incluídos no Censo de Gurupi. O número apontado pelo IBGE, até agora, já ultrapassa 1.600 domicílios de uso ocasional na cidade.

Para que o número da população fique dentro da realidade, no final da reunião ficou acordado que a prefeitura irá atuar junto com o IBGE no sentido de fazer uma campanha para que toda população seja recenseada. Uma das sugestões apontadas foi a parceria entre a Secretaria de Saúde, por meio dos Agentes de Saúde que irão auxiliar os recenseadores do IBGE. A Câmara Municipal também irá participar promovendo uma audiência para discutir o Censo com a parceria do IBGE e dos representantes das Associações de Bairros.

A reunião contou com a presença do chefe de gabinete Ivan Coelho, dos secretários Municipal de Saúde e Habitação, José Henrique Marinho e Gilberto Arruda, respectivamente; do Corregedor-Geral do município, Dr. Ezemi Nunes Moreira, do representante da Secretaria de Produção Rick Sandrelly e do presidente da Câmara de Gurupi Jonas Barros. Representando o IBGE estavam o Coordenador do Censo no Tocantins, Raimundo Costa Barbosa, o chefe da Agencia do IBGE em Gurupi, José Ribamar de Oliveira e Coordenador Subárea de Gurupi, Gerisval Pereira da Silva.