Como parte da operação preventiva de combate à dengue em Gurupi, integrantes da Brigada de Incêndio da cidade foram capacitados para reforçar as ações de prevenção e combate à doença no município. O trabalho de limpeza, em forma de mutirão, acontece em todos os bairros e prevê a coleta de materiais que podem acumular água e servir de criadouro do mosquito.

Foram formadas duas equipes compostas por dez brigadistas e dez agentes de combate à dengue, em cada equipe, que percorrerão lotes baldios, farão visitas domiciliares e também deverão trabalhar dando orientações no comércio e nas casas.

De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Celso Dalcin, o reforço dos brigadistas representa uma ferramenta a mais no combate a dengue em Gurupi. “Estamos atuando diariamente com o propósito de combater a dengue e conscientizar a população de que todos somos responsáveis em acabar com os criadouros do mosquito da dengue. Nosso foco principal com este mutirão é diminuir o número de mosquito adulto e com isso reduzir o número de notificações da doença”, afirmou Dalcin.

Atuação – Nesta terça-feira, o trabalho das equipes está concentrado no Setor Parque das Acácias, logo em seguida o mutirão seguirá para os setores Jardim Guanabara, Alto da Boa Vista, Vila São José e Sevilha.

Brigadistas – Os brigadistas temporários das regionais de Palmas e Gurupi estão sendo capacitados para dar apoio às ações de prevenção e combate a dengue, desenvolvidas pelas secretarias municipais de Saúde.

As ações de combate a dengue serão realizadas nos dias em que não houver a necessidade de combate a incêndios. Atualmente, 180 brigadistas estão contratados em todo Estado. Em Gurupi são 53 brigadistas que devem atuar até o final de novembro, quando vence o contrato.