Marta Melo/Secop

O asfalto comum, proveniente do petróleo, dura em média dez anos. Essa fragilidade é vista pela quantidade de buracos encontrados nas vias no período chuvoso. Em uma visita pelas principais ruas da cidade, foram detectados vários buracos que, muitas vezes, apresentam riscos para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

E, para amenizar essa situação, a Prefeitura Municipal de Gurupi, por meio da Secretaria da Infraestrutura começou, no início deste mês, a operação Tapa-Buracos e a construção de meios-fios que, mesmo com as chuvas, não serão interrompidas.

Imédio Epifânio dos Santos, gerente de pavimentação e estradas vicinais, disse que a operação já passou pelas vias centrais mais movimentadas de Gurupi e que, a ação corretiva é para atender, imediatamente, os pontos críticos da cidade.

Santos disse ainda que a época chuvosa é propícia para o surgimento de estragos nas ruas e avenidas mas que, “isto não é um problema só de Gurupi” e completa: “Apesar das muitas reclamações, estamos conseguindo atender todos os pedidos”.

Mesmo com as chuvas a operação continuará, exceto em momentos de maior intensidade. As atividades acontecerão mesmo em dias úmidos para poder atender todos os pedidos da população.

TRECHOS DA OPERAÇÃO TAPA-BURACOS

Rua Antônio Nunes, até o Colégio Ebenézer; Avenidas Rio Branco e Guaporé, começando da Av. Beira Rio até as ruas 16 e 17; Avenida Amapá, começando do Setor Vila Iris; Avenidas São Paulo, Santa Catarina e Paraná (entorno da feira coberta) até a rua 5; Avenida D do Setor Vila Iris; Avenida da AGAB até a Delegacia; Rua 7, começando da BR – 153 até a Avenida Amazonas; A construção de Meio-fio está sendo feita no Jardim da Luz.

Ao todo são vinte homens estão envolvidos neste trabalho.