A Coordenação de combate a dengue, por meio da Prefeitura de Gurupi, Secretaria Municipal de saúde e demais secretarias realizaram o segundo mutirão de combate a dengue. Desta vez o mutirão aconteceu no Setor Alto da Boa Vista e contou com a participação da população e para melhor desenvolver o trabalho.

Com o objetivo de melhor desenvolver o trabalho, foram formadas quatro equipes com agentes de saúde que se dividiam nas micro-áreas e faziam a coleta do lixo em todo o setor. As equipes coletavam lixos nos terrenos baldios, quintais das casas e pelas laterais das ruas.

Em algumas casas vistoriadas foram encontrados materiais com o criadouro do mosquito. A água parada em recipiente foi possível ver claramente a larva do mosquito, que segundo os agentes de combate a dengue em um período de 10 dias o mosquito estaria pronto.

Para dona Maria Elza Ribeiro Neto esta ação é muito importante para sensibilizar os moradores de que é necessária a limpeza correta de seus quintais para que não haja a proliferação do mosquito.

“Acho muito bom este trabalho, porque nos ensina a fazer o trabalho de limpeza da maneira certa”. diz Dona Maria Elza”.

A equipe de combate a dengue vem trabalhando assiduamente no combate ao foco do mosquito, na semana anterior houve uma ação nas casas que estavam fechadas ou abandonadas, ao todos foram 40 casas vistoriadas. A ação aconteceu por meio de um liminar que permitiu que os agentes acompanhados por um chaveiro e pela Polícia Militar entrassem nessas casas para atuar no controle e combate a Dengue.

Quanto à expectativa para o segundo mutirão a Coordenadora falou que esta confiante e espera obter o resultado alcançado com primeiro mutirão realizado no Parque das Acácias.

Segundo ela, no mutirão realizado no Setor Parque das Acácias e micro-ária do Setor Bela Vista foram retiradas um total de 32 caçambas de entulhos e materiais inservíveis e que acumulam água e 25 caçambas de galhadas. “Só lembrando que a participação da população é de fundamental importância, além desse mutirão estaremos realizando também distribuição de panfletos e palestras para sensibilizar as pessoas de que a prevenção é o melhor trabalho”. (Marcia Rafael/Secop).