Com o objetivo de sensibilizar a população sobre os riscos provocados pelo uso descriminado de drogas, principalmente o Crack, a Prefeitura de Gurupi está promovendo, em parceria com a sociedade organizada, a campanha “Crack, Tire Essa Pedra do Seu Caminho”, com mensagens em todas as paradas de transporte coletivo da cidade.

De acordo com o secretário de saúde, José Henrique, a campanha tem tido boa aceitação pelos gurupienses. “A mensagem “Tire essa pedra do seu caminho” foi pintada em todas as paradas de ônibus da cidade e a população tem demonstrado total apoio à iniciativa”, disse.

A dona de casa, Jovelina Bezerra, que aguardava o transporte para ir ao Setor Bela Vista, confirmou que a iniciativa é positiva. “Existem muitas famílias que sofrem por causa das drogas e gente que têm filhos respeita toda e qualquer iniciativa que combata o uso de droga”, declarou a dona de casa.
A campanha da Prefeitura de Gurupi visa reduzir o número de ocorrências relacionadas ao tráfico de entorpecentes.

Tratamento e Prevenção

A prevenção e tratamento ao uso de drogas é realizado pelo Centro de Apoio Psicossocial (CAPs), que atualmente atende cerca de 400 pessoas por mês, tanto de Gurupi quanto da região Sul do Estado, referente a vários tipos de tratamentos psicológicos. O principal objetivo do CAPS é o atendimento e tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicose, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e persistências justificam sua permanência com cuidados que podem ser intensivo.