Internet banda larga gratuita para a população de Gurupi. Esse deverá ser o serviço oferecido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), através do projeto Gurupi Conectado. Na manhã desta terça-feira (25), analistas de tecnologia da Informação (TI), da Universidade Federal do Tocantins estiveram reunidos com o prefeito Alexandre Abdalla para os últimos ajustes da instalação da infraestrutura de internet gratuita. A implantação deve começar logo e nos próximos 90 dias toda estrutura de antenas deverá estar pronta.

“Foi um compromisso nosso viabilizar a internet para toda a população e estamos prestes a fazer parte desse momento. O empenho do reitor Alan Barbiero,foi fundamental para concretizar essa parceria. A prefeitura oferecerá a área para instalação das três antenas em pontos estratégicos para que o sinal da internet chegue ao maior número de gurupienses possível”, destacou o prefeito Abdalla colocando a prefeitura a disposição da equipe da UFT para execução do projeto.

O diretor de tecnologia da informação Rogério Nogueira, explicou que o sistema será por meio de antenas de rádio e que os usuários deverão fazer um cadastro para ter acesso ao serviço. “A UFT divulgará todos os passos assim que o sistema estiver disponível e todas as etapas de implantação estiverem concluídas”, explicou Nogueira.

Sobre o projeto

O Gurupi conectado foi o nome dado para etapa gurupiense do projeto Tocantins Digital, que trata-se um plano de inclusão aberto para todos, mas que terá foco na população de baixa renda. A UFT deverá agregar à navegação conteúdo educacional, cultural e artístico, tendo em vista que o acesso se dará por meio de um portal da UFT, que terá disponível uma com uma web TV educativa e uma rádio da UFT.

Gurupi, por ser a maior cidade da região sul, será a primeira cidade a receber o serviço. Futuramente o objetivo é alcançar 100% dos municípios do Estado.