Continuando o trabalho de combate à dengue em Gurupi, a Prefeitura realiza o segundo mutirão Inter-secretarias nesta quarta-feira (12/01) no Setor Alto da Boa Vista. A ação acontecerá a partir das 7h30min. e o ponto de partida do grupo será na Unidade de Saúde do setor Waldir Lins.

A ação envolverá todas as Secretarias Municipais no combate à dengue e percorrerá os bairros de Gurupi informando, orientando e recolhendo possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. No primeiro mutirão, realizado no setor Parque das Acácias no dia 21 de dezembro de 2010, foram recolhidos 32 caminhões, tipo caçamba, de recipientes que poderiam proliferar o mosquito da dengue; e também foram coletados 25 caminhões de galhadas.

Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Dengue, Luanna Bastos dos Santos, no setor Alto da Boa Vista todas as casas serão visitadas pelos agentes de combate à dengue e da vigilância sanitária. “Os servidores da AGD nos ajudarão na limpeza dos lotes baldios. Pedidos a população do bairro que colabore para que possamos recolher todos os materiais que acumulam água”, frisou Luanna.

Mais informações: Centro de Controle de Zoonoses – (63) 3313-3631

Como prevenir a proliferação da dengue:
– Cobrir qualquer local em que haja água acumulada, como caixas de água e tonéis;
– Não guardar pneus em áreas abertas;
– Manter as lajes cobertas, sem poça de água, e esfregá-las, diariamente, com vassoura;
– Guardar as garrafas de bico para baixo;
– Manter os pratos em vasos de plantas sem água ou com um pouco de areia;
– Esfregar, com bucha, recipientes que tenham plantas aquáticas.

Sintomas:
A partir da picada do mosquito infectado, o período de incubação da doença, em sintomas, é de 7 a 10 dias. Os primeiros sinais da doença são febre, dor de cabeça e incômodo atrás dos olhos. Na sequência, surgem vermelhidão e coceira pelo corpo.