Mais um salto na qualidade da educação municipal foi dado hoje em Gurupi com a reforma e entrega de 500 netbooks, sala de informática e climatização de todas as salas de aula da escola municipal Antônio de Almeida Veras que atende mais de 800 crianças da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A entrega dessas melhorias aconteceu na manhã desta terça-feira, 16, e contou com a presença do prefeito Alexandre Abdalla, da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Paulina Abdalla, secretários municipais e dos vereadores Jonas Barros, Francisco Martins (Dinda) e José Carlos. Além de alunos e profissionais que atuam na educação municipal que comemoraram com muita alegria as melhorias na unidade escolar.

Durante as inaugurações o prefeito Alexandre Abdalla aproveitou para destacar os avanços na educação municipal e informou que a sua gestão vem cumprindo a missão de oferecer às crianças das 17 escolas uma educação de qualidade para garantir, a médio e longo prazo, uma sociedade mais justa e com os seus direitos garantidos. “Acreditamos que a educação é um investimento para a vida inteira. Para isso, estamos transformando as escolas municipais que receberam salas de aulas climatizadas, laboratórios de informática, sala de inclusão para os alunos com necessidades especiais e os professores estão sendo qualificados”, disse o prefeito. Em seguida reiterou: “Estamos construindo creches, campos de futebol e reformando as quadras esportivas e vamos construir parquinhos infantis com brinquedos nas escolas. Eu não fiz promessa. Eu assumi um compromisso com os moradores de Gurupi e irei cumprir do começo ao fim porque estou aqui para atender o que a população precisa”, completou.

Ainda na abertura da inauguração das obras o presidente da Câmara Municipal, que esteve representando os demais vereadores, disse que foi um momento único de celebração nos 20 anos de história da escola Antônio de Almeida Veras. “A escola hoje está mais alegre e preparada para receber e formar as crianças que passam por ela. São equipamento que irão auxiliar na inclusão digital, aprendizado e inclusão dos alunos que necessitam de atendimento especial”, disse o vereador.

O aluno do 4° ano, André Luis Milhomem Pereira, defendeu que as melhorias recebidas na escola ajudará no aprendizado dos seus colegas. “Os computadores vai ser muito bom porque a gente poder estudar e pesquisar sobre muitas coisas” afirmou a criança.

Para o secretário de Educação, Esporte e Juventude, Antônio Carlos Pakalolo, o projeto “Um Computador por Aluno” (UCA) implantado na escola é um programa piloto feito em parceria entre a Prefeitura Municipal e o governo federal. “Esse é um projeto piloto de um programa do Governo Federal. Nós já fizemos o cadastro das outras 16 Unidades Escolares que temos no município e acreditamos que os Ministérios da Educação e o das Ciências e Tecnologia implante este projeto nessas escolas até o segundo semestre”, disse o secretário que ainda informou que Gurupi foi um dos três municípios do Tocantins que recebeu o projeto.

Os investimentos feitos na escola foram festejados pela diretora da escola, Iracilda Ramos da Silva. “Hoje, graças a Deus, todos os nossos pedidos que fizemos para o prefeito, Câmara Municipal e o secretário de Educação estão sendo concretizados. São investimentos que mudaram a estrutura da escola em geral, como a reforma e pintura das paredes, a troca de todas as carteiras escolares que foram adaptadas para receber os netbooks, a climatização das salas, implantação do alarme para a segurança da escola. Tudo isso já foi atendido graças a Deus”, disse. Em seguida acrescentou: “A agora vamos ter uma quadra de qualidade para atender a comunidade e os nossos alunos, que no ano passado alcançaram o primeiro lugar no Jets de Gurupi”.