A Prefeitura de Gurupi e a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO assinaram na tarde da última quarta-feira, 16, um termo de cooperação técnica que viabiliza a parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI – e a Vigilância Sanitária do município. A finalidade é difundir o Programa Alimento Seguro por meio do curso de Boas Práticas de Fabricação junto aos estabelecimentos que renovam o alvará de funcionamento anualmente.

Por meio desta parceria com o SENAI, os agentes que atuam na fiscalização da Vigilância Sanitária serão capacitados com a metodologia do Programa Alimento Seguro. Após a mobilização dos agentes, a oferta do curso será direcionada para os mais de 800 estabelecimentos do segmento de alimentação no município.

Para a emissão de novos alvarás e renovação dos atuais, a Vigilância Sanitária passará a exigir que o responsável pela manipulação de alimentos na empresa tenha a certificação do curso de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos. A exigência, que já consta na legislação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ainda não era estipulada no município devido a dificuldade de oferta do curso pelas instituições.

O prefeito Alexandre Abdalla falou da importância da parceria e a contribuição do curso para o melhor desempenho do trabalho dos agentes. “Fico muito feliz em ter o Sistema como nosso grande parceiro. É daqui que sairá a qualificação para que nossa boa gente ingresse no mercado de trabalho. Nós somos pólo de desenvolvimento na região sul do Estado e essa parceria tem formado grandes profissionais para atuar de acordo com o crescimento da região”, afirmou o prefeito.

Com informações da Unidade de Comunicação Institucional SENAI- Gurupi