A Cooperativa do Trabalho, Prestação de Serviço e Extensão Rural (Coopter), Sindicato Rural de Gurupi, Prefeitura Municipal de Gurupi. Universidade Federal de Gurupi, SEBRAE e produtores de assentamentos da região sul do Tocantins estarão promovendo durante os dias 06 e 07 a I Feira da Agricultura Familiar da região Sul do Tocantins.

Segundo o assessor administrativo do Sindicato Rural de Gurupi, Felipe de Veras, está sendo montada na Praça da Feira da Amizade uma estrutura que receberá uma rica programação cultural na abertura da feira com a presença de grupos artísticos de Jaú, Peixe, coral Uirapuru, apresentação de danças de rua, Suça no batuque do grupo Tambores do Tocantins e apresentações de capoeira e musicais. “A idéia surgiu em fevereiro de 2010 durante um seminário que teve a participação de 250 participantes e agora esta culminando na feira que terá a participação de pequenos agricultores de 8 cidades da região sul”, disse.

O secretário Municipal de Cultura, Chiquinho Chokolate, considerou que o evento é uma forma de valorizar os pequenos produtores da região, valorizando suas raízes cultuais. “A prefeitura está presente no evento auxiliando os organizadores na estruturação da feira com tendas, assim como nas apresentações culturais”, disse o secretário.

A intenção do projeto é facilitar a comercialização dos produtos provenientes de agricultores familiares, capacitar os agricultores no manuseio e apresentação dos produtos para a comercialização e consumo, fortalecer a segurança alimentar por meio de cursos de capacitação e divulgar as ações e eventos dos produtores. “Objetivo e inserir agricultura familiar em Gurupi e profissionalizar os agricultores para prepará-los para competir no mercado”, disse o representante da Coopter, José de Arimateia Farias.

Programação Cultura, dia 07/04.

19h – Abertura com a presença da Banda Pioneiros Mirins e Hino Nacional;

19h20min – Apresentação dos Jovens de Jaú e do Grupo de teatro da Universidade da Maturidade;

19h30min – Apresentações musicais com Coral Uirapuru, música gospel e católica;

20h20min – Apresentações de danças com grupo infantil de Peixe que apresentará a dança Suça, leitura de de cordel, dança de Rua com Robson de Palmas, toque de berrante com Valda Sucupira, apresentação do grupo Tambores do Tocantins com apresentação de Suça por um grupo de Peixe;

20h50min – Apresentação de coreografia Negro Gato, Dança de Maria e apresentação de Poemas;

21h15min – Apresentação teatral da peça Vivendo e Aprendendo, apresentação Tambores do Tocantins e apresentação de danças, capoeira e musical.

Cursos, dia 08/04.

7h – Curso de processamento de frutas secas e compotas

8h30min – Caldas alternativas para combate de pragas, doenças e fertilizantes.

10h – Compostagem

Os cursos serão realizados pela Universidade Federal do Tocantins.

Contatos:

José de Arimateia Farias – Fone: 3312-3803 – 84646809