A hospitalidade e boa infraestrutura oferecida às tropas foram destacadas pelo o General de Brigada, Ronaldo Pierre Cavalcante Ludgren, general Lundgren, no último dia da Operação Capim Dourado que teve como objetivo treinar a tropa do Exército e manter a ordem e Lei na cidade. “Tivemos um apoio muito grande da Prefeitura que fez com que nossos soldados praticassem todos os ensinamentos que tiveram em seus quartéis e conseguiram colocar em prática durante está semana na Operação no Tocantins”, avaliou o general.

A operação envolveu o Exército, os órgãos de segurança pública do Tocantins, Prefeitura de Gurupi e no último dia aconteceu uma Ação Cívico Social (ACISO) promovido pelo Exército Brasileiro em parceria com a Prefeitura de Gurupi e órgãos estaduais. “Foi uma semana que ficará na história dos gurupienses. Durante esses dias sentimos que o povo gurupiense é ordeiro e que os marginais fazem parte de uma pequena minoria da sociedade. Agradecemos a Deus, as polícias militar, civil, ao poder judiciário e ao Exército Brasileiro por está operação que trouxe segurança e despertou a importância do civismo em nossa cidade”, disse o prefeito Alexandre Abdalla.

Para o Secretário de Segurança Pública do Estado, João Costa Ribeiro Filho, a operação trouxe redução da criminalidade, demonstração de que as forças, de forma integradas, estão presentes. “Só vamos conseguir vencer o crime se nós tivermos unidos, de maneira especial as polícias Civil e Militar . A Operação Capim Dourado foi um sucesso absoluto, saímos daqui fortalecidos e animados no combate ao crime”, disse o secretário.

Para o Comandante do 4° Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Uzimael da Cruz, a operação foi de grande valia e teve como objetivo comum demonstrar a parceria entre as polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Exercito Brasileiro, governo Estadual e Prefeitura Municipal voltada para a segurança pública, humanização e dos trabalhos sociais. “Aonde se tem a presença da Polícia Militar, do Exército, das Polícias Federal e Civil as nossas ocorrências cotidianas reduziram quase a zero”, disse o comandante.

Segundo o delegado da polícia Civil, Guilherme Rocha, a parceria foi extremamente importante e produtiva, tendo em vista a integração do poder público municipal e estadual e das corporações, tanto e Exército, tanto a Polícia Civil e Polícia Militar. “Foi um trabalho planejado de forma estratégica e também integrada. Conseguimos cumprir simultaneamente 35 mandatos de busca e apreensão onde ocorreram flagrantes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e mandatos de prisão também cumpridos”, disse o delegado.

Hospitalidade

A receptividade das tropas do Exército pelos gurupienses foi bastante elogiada pelo general Ludgren. “Nós tivemos algumas manifestações individuais que sensibilizaram a nossa tropa. Senhores, senhoras, crianças e mulheres que procuraram os soltados e transmitiram a satisfação de ver a tropa do Exército Brasileiro aqui em Gurupi e isso para gente é muito gratificante e nós temos que agradecer a amizade que a população de Gurupi dedicou a nossa tropa”, disse o general.

Ao ser perguntado sobre a imagem que ele leva da cidade, o general disse que sua tropa irá levar Gurupi como uma cidade “muito organizada, muito limpa, ordeira e uma cidade que recebe muito bem as pessoas de fora. Nós temos soldados que vieram de Uberlândia, de Jataí, Cristalina, Ipameri, Brasília e daqui do Tocantins da cidade de Palmas. Todos se sentiram muito bem recebidos e nós temos que agradecer a população aqui de Gurupi”, concluiu o general Lundgren.

Desfile

No final da tarde aconteceu um Desfile Militar da Tropa da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada na avenida Goiás e contou com a presença de mais 800 soldados, veículos motorizados do Exército, do Corpo de Bombeiro e das Polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil.

Dentre as autoridades presentes estavam o prefeito Alexandre Abdalla e a primeira-dama Paulina Abdalla, Secretário de Segurança Pública do Estado, João Costa Ribeiro Filho, o comandante do22° Batalhão de Infantaria Motorizada de Palmas, Cel. Marcos Antônio Martins, representantes da Polícia Rodoviária, Chefe do Estado Maior da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, Major Samper, General de Brigada, Ronaldo Pierre Cavalcante Ludgren e o Comandante do 4° Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Uzimael da Cruz.