A IV Conferência Municipal de Assistência Social, realizada no dia 07 de junho reuniu cerca de 600 pessoas na Associação dos Amigos do Basquetebol de Gurupi (AGAB). O evento foi organizado pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

Participaram da Conferência a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Paulina Abdalla; o prefeito Alexandre Abdalla, a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Divina Fátima Queiroz Silva; secretários municipais; usuários dos programas sociais; a assistente social da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Gildete Evangelista e o presidente da Câmara de Vereadores, Jonas Barros.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social, Paulina Abdalla, a conferência foi um espaço para a população poder avaliar e conferir a qualidade dos serviços que estão sendo ofertados na área da política social, assim como, recomendar novas propostas e eleger prioridades. “Essa conferência veio para contribuir com a gestão na área da política de Assistência Social. Foi por meio desta Conferencia que nós conseguimos realizar a implantação do nosso primeiro Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a nossa intenção é implantarmos na nossa gestão, pelo menos, outros três CRAS em pontos estratégicos de Gurupi”, disse a secretária.

A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Divina Fátima Queiroz Silva, destacou a participação dos usuários dos programas sociais nas decisões das políticas públicas sociais. “A conferência serviu para que a comunidade pudesse avaliar a qualidade dos serviços públicos que é dever do Estado e, o direito do cidadão é de participar e dizer o que eles querem”, disse Divina Fátima.

Os usuários tiveram um papel importante na realização da Conferência. “A secretaria de Desenvolvimento Social tem oferecido muitas ajudas, tanto para mim, quanto para o meu filho que estuda e precisa desses serviços públicos”, disse a moradora do Jardim da Luz, Jaciara Pereira dos Anjos, que há quatro anos é beneficiara com o programa Baixa Renda.

A Assistente Social da Setas, Gildete Evangelista, demonstrou-se impressionada com a mobilização social e o planejamento que, segundo ela, foi formalizado dentro das diretrizes do Conselho Nacional. “Aqui em Gurupi estão de parabéns a comissão organizadora, o Conselho Municipal, o prefeito Alexandre Abdalla e a secretária Paulina Abdalla. Porque vimos aqui que todos os passos foram seguidos e teve um grande número de pessoas e isso significa que houve uma mobilização adequada”, disse.

“Estamos aqui para fazer o que o nosso povo precisa. Esta conferência é um grande passo para produzirmos novas propostas para que possamos implantar as políticas públicas que satisfaçam a necessidade dos gurupienses”, concluiu o prefeito.

Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Na quarta-feira, 08, a Secretária de Desenvolvimento Social junto com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) promoveram a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O evento aconteceu na Associação dos Amigos do Basquetebol de Gurupi (AGAB) e contou com a presença de autoridades e da comunidade. “Tivemos a presença dos agricultores dos assentamentos de onde o governo Federal compra o que eles produzem por meio da compra direta, no qual os alimentos são repassados pela Prefeitura para as creches e para os programas sociais onde há necessidade de nutrição”.