Cerca de 100 idosos de Gurupi receberam na tarde desta segunda-feira (20-06), o cartão do idoso que garante a gratuidade no transporte intermunicipal para pessoas com idade a partir de 60 anos. A entrega aconteceu no Centro Cultural Mauro Cunha, através de uma parceria entre a prefeitura e o governo do estado, e contou com a presença do Secretário Executivo da Secretaria de Trabalho e Assistência Social Gilberto Cormineiro; da Secretária de Desenvolvimento Social Paulina Abdalla; Secretária da Região Metropolitana de Gurupi Goiaciara Cruz; Secretário de Comunicação Luis Claudio Barbosa, que representou o prefeito Abdalla, além de outras autoridades.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Paulina Abdalla destacou a importância do cartão para a tranquilidade das pessoas com mais de 60 anos. “É uma oportunidade para que essas pessoas que tanto contribuíram para nossa comunidade terem a chance de visitar um filho, um irmão, outro parente ou até mesmo conhecer novos lugares. Estamos muitos felizes em entregar este Cartão que é um direito dos idosos”, disse Paulina.

Já o Secretário Executivo Gilberto Cormineiro esclareceu que o Cartão é válido apenas nas viagens entre os municípios do Tocantins. “Se alguma empresa descumprir esta lei e não garantir a vaga ou os 50 % de desconto na passagem, o idoso deverá denunciar por meio do telefone que está no verso do cartão, ou buscar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento social e fazer a denuncia”, afirmou Cormineiro.

A aposentada Pascualina de Sousa, 75 anos, não conseguiu esconder a satisfação de receber o cartão. “A partir de hoje vou poder visitar meus filhos que não moram em Gurupi. Estou muito feliz e não vejo a hora de começar a usar meu cartão”, disse a aposentada.

Sobre o cartão

O Cartão do Idoso é um direito estabelecido pela Lei n° 2.001/08 e garante a gratuidade no transporte intermunicipal para idosos com idade a partir de 60 anos. Até o momento, mais de 20 mil idosos de 134 municípios do Estado já foram beneficiados com o cartão.

As empresas de transporte devem reservar duas vagas gratuitas por veículos com mais de 20 lugares e uma vaga em veículos de até 20 lugares para os idosos. Se essas vagas já estiverem preenchidas, as empresas são obrigadas a conceder 50% de desconto aos portadores do Cartão do Idoso que desejarem viajar.