Apresentações de cavalgada, corrida de cavalos, trenzinho da Alegria foram alguns ingredientes que arrancaram aplausos de pessoas que moram no Trevo da Praia e de outras cidades do centro e sul do Tocantins que aproveitaram este fim de semana para valorizar o resgate cultural da Festa do Divino.

Bastante entusiasmada a professora aposentada Raimunda Nonata Sales de Azevedo, não escondeu a alegria do povoado com a festa que busca resgatar a cultura local. “Você pode observar que o povoado está em festa. É o resgate da nossa cultura porque antes era uma festa muito grande, depois deu uma caída, e agora ela está levantando de novo. Todo mundo está radiante de alegria com está festa que tem cavalgada e uma corrida de cavalos. O Trenzinho da Alegria trouxe alegria para as crianças porque nunca tinha acontecido de vir até aqui no povoado”, disse dona Raimundo que mora há 25 anos no povoado.

Dona Raimunda falou da participação da classe política para desenvolver a região. “Os políticos, de um modo, geral têm que dar mais atenção para o povoado. “Nesta festa o prefeito Abdalla, a primeira-dama Paulina Abdalla, o vereador Jonas Barros estão dando muito apoio e nos ajudando a trazer coisas diferentes para o nosso povoado”.

Já o Procurador Federal, Lusmar Soares Filho, que tem uma fazenda próxima ao trevo disse que a idéia de incluir a cavalgada no festejo foi do seu filho Filho Lusmar Lino Soares, que sugeriu durante uma conversa no Bar do Dourado, local onde os moradores da região se encontram para interagirem. “O Festejo do Divino Pai Eterno é uma prática cultural bem antiga e nós idealizamos fazer está cavalgada para poder crescer o movimento da festa, inclusive temos o apoio da Igreja. É também um evento de lazer, de interação do pessoal da região, de resgate da cultura e de valorização da região”, disse Lusmar.

Lusmar disse ainda que é o segundo ano que acontece a cavalgada. “Nós fizemos no ano passado para ver se pegava e ai todo mundo absorveu e hoje ela está crescendo, tanto é, que nesta edição vieram pessoas e animais de Palmas, de Gurupi e de outras regiões. Além da cavalgada tem uma corrida de cavalo. A corrida é uma forma de incentivar os jovens terem cavalo bom e pratiquem o esporte. Em vez de estarem bebendo ou usando outras coisas, eles estarão treinando o seu cavalo ou ajuntando dinheiro para comprar um cavalo para participar de eventos como este”, disse

O senhor Admiciene Lúcio, de 63 anos, foi uma das pessoas que saíram das suas fazendas para prestigiar o evento. “Eu moro na Fazenda Boa Sorte que vida a 17 quilômetro do Trevo da Praia e vejo que é uma festa muito bonita. Antigamente era mais valorizada e hoje está voltando”, disse.

Lideranças como o prefeito Alexandre Abdalla, a primeira-dama Paulina Abdalla, o deputado Freire Júnior e o vereador Jonas Barros também estiveram presentes na manifestação popular. “Eventos como este valorizam o potencial que a região tem para o agronegócio e para o turismo. Temos aqui grande potencial como o Rio Tocantins e tem o projeto da Hidrelétrica de Ipueira que quando acontecer esta região aqui vai ter alto potencial para o turismo”, disse o prefeito Alexandre Abdalla.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Jonas Barros, defendeu que o próximo passo será incluir as festividades no roteiro cultural do Estado do Tocantins. “Nós estamos querendo colocar está cavalgada dentro do calendário cultural do Estado. Com isso, todo mundo vai saber que na data da virada do mês que é comemorado as festividades do Divino Pai Eterno, no Trevo da Praia terá uma programação especial”, disse o vereador.

A fé e a devoção da festa católica do Divino Pai Eterno foi considerada pelo deputado estadual Freire Júnior como uma manifestação cultural de encher os olhos. “É uma honra participar do festa do Divino Pai Eterno com todos os foliões e imperador. Inegavelmente é uma manifestação que nos enche de alegria e de muito prazer”, avaliou.

O deputado destacou também da importância da autonomia do Trevo da Praia. “Tenho para mim que o trevo da praia tem um futuro promissor, até pela sua localização geográfica que fica às margens do Tocantins, numa área de terra muito produtiva e promissora. Acho que o Trevo da Praia tende em um breve espaço de tempo alcançar a sua autonomia e possa ser município para contribuir com o crescimento do Tocantins”, concluiu. (informações do Portal Atitude).