Os pilotos Jean Azevêdo e Hugo Rodrigues e o produtor de eventos do Rally dos Sertões, Rodrigo Palladino, elogiaram o Parque de Apoio, a receptividades dos gurupienses e a beleza da paisagem da região.

Saiu de Gurupi neste sábado, 13, a 4ª Etapa do Rally dos Sertões que corresponde um trecho cronometrado de 140 quilômetros. Durante a passagem por Gurupi os pilotos foram recebidos no Parque Mutuca em logo em seguida foram para o Parque de Apoio localizado no Parque de Exposição Agropecuária Antônio Lisboa da Cruz. “A estrutura aqui de Gurupi é muito gostosa começando pelo chão que a maioria é com asfalto, pois temos pego muita terra e para a gente trabalhar com mecânica sempre o lugar mais limpo é melhor para gente”, disse o renomado piloto Jean Azevêdo da Equipe Petrobras Lubrax que está em segundo lugar na categoria pesada de caminhões. Em seguida Azevêdo acrescentou: “Já é a terceira vez que eu passo por Gurupi e sempre sou recebido de braços abertos. Eu gosto de passar por aqui porque é uma cidade importante na famosa Belém/Brasília”, concluiu.

A receptividade e a logística oferecida pela prefeitura de Gurupi foi também lembrada pelo piloto Hugo Rodrigues, da equipe MEM. “Eu achei bacana este espaço aqui. É uma estrutura boa e Gurupi é uma cidade bem bacana e bem localizada perto da BR e eu gostei muito. Está aprovado!”, disse Hugo Rodrigues que está em 6° lugar na classificação geral.

Durante uma visita ao Parque de Apoio, o prefeito Alexandre Abdalla mostrou satisfeito com o resultado que a 19° Rally dos Sertões trará para a cidade e região. “É uma oportunidade de mostrarmos a nossa região para as pessoas do Brasil e de outros Países que ainda não conhecem. Para isso, colocamos uma equipe da prefeitura para auxiliar no que fosse preciso e disponibilizar os serviços de limpeza, água, energia e internet no Parque de Exposição”, informou o prefeito.

Em um encontro com o prefeito Alexandre Abdalla, o produtor de eventos do Rally dos Sertões, Rodrigo Palladino, falou da estrutura que a Prefeitura de Gurupi montou para receber as equipes do Rali. “O rali só acontece com o apoio das prefeituras e a estrutura de Gurupi foi uma referência para todos nós”, disse Palladino.

Sobre o Rally dos Sertões

O Rally dos Sertões iniciou em 1991 quando o arquiteto Chico Morais realizou um dos primeiros ralis Cross-country do país. O Rally do São Franciscoe ligou a cidade de Ribeirão Preto, no interior paulista, com Maceió (AL), seguindo o percurso do “Velho Chico”.

Dois anos depois do sucesso da primeira edição, em 1993 a prova mudou de nome e formato. Era o nascimento do Rally dos Sertões, desta vez partindo de Campos do Jordão (SP) até Natal (RN) e, assim como nas próximas duas edições, apenas motos participaram. Naquele ano, 34 competidores largaram na prova de 3.500 quilômetros.

A entrada dos carros aconteceu em 1995, ano em que a prova também entrou no calendário da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). Um ano depois o rali passou a ser organizado pela Dunas Race, com largada no Estado de São Paulo e chegada em Fortaleza (CE).

Em 1999 os caminhões também foram incluídos na competição, e nos anos seguintes o evento ganhou novas proporções, atraindo cada vez mais competidores, mídia e empresas.

Até em 2008 entrar também para o calendário mundial de Rally Cross-country da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), atraindo a elite do rali mundial da época.

Porém, incompatibilidades de regulamento, que prejudicavam competidores nacionais fizeram a organização do Rally dos Sertões optar pela retirada do campeonato mundial de motos para a edição 2011 – nos carros e caminhões o rali já não faz parte do mundial desde 2009. A 19ª edição do maior rali do país – e o segundo maior do mundo – tem o percurso de Goiânia (GO) até Fortaleza (CE), e acontece de 9 à 19 de agosto.