A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Juventude, realizou na manhã desta quarta-feira (21/09) uma palestra sobre a Marinha do Brasil com a participação da Capitania Fluvial Araguaia/Tocantins. O evento aconteceu no Centro Cultural Mauro Cunha e contou com a participação de cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino, além de autoridades municipais e representantes da Marinha do Brasil.

A ação faz parte da Operação Cisne Branco da Marinha do Brasil, onde os alunos da rede municipal de ensino conheceram a história e o trabalho realizado pela Marinha por meio de palestras e filmes. O secretário municipal de Educação, Esporte e Juventude, Antonio Carlos Pakalolo, destacou que esta parceria com a Marinha é importante para a formação dos estudantes gurupienses. “Acredito que a educação deve abranger algo mais e que todos devem se envolver. Por isso, nós estamos abertos a todas as parcerias para trazer novidades e mais conhecimento aos nossos alunos. Parcerias como esta com a Marinha são sempre bem-vindas em nosso município”, afirmou Pakalolo.

O capitão de Fragata, Paulo Cesar Potiguara de Lima, comandante da Capitania Fluvial Araguaia/Tocantins, ressaltou que Gurupi é uma cidade “amiga da Marinha” e informou que os oficiais devem ficar no município até sexta-feira, quando vão percorrer algumas escolas municipais realizando palestras. “Nós estamos muito felizes de estarmos presentes em Gurupi, porque está é a primeira vez que a Operação Cisne Branco vem à cidade. Esta operação visa divulgar a Marinha do Brasil pra comunidade, estudantes e adolescentes e aproximar a Marinha de toda população”, frisou.

“Acho muito importante esta exposição dos serviços que a Marinha presta para o nosso país. Esta operação nos orienta e passar informações importantes sobre a Marinha. Lições que levaremos para toda a vida”, disse a aluna do 8° ano da Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota, Thaís Cristina Sousa Alves.

Concurso de Redação
Os alunos de sete escolas municipais de Gurupi devem escrever uma redação sobre a Amazônia azul e sua importância e participar de um concurso nacional de redação. Os autores dos três melhores trabalhos, por escola, receberão diplomas e medalhas; e o melhor trabalho, por cidade, receberá um prêmio, além de participar das etapas regional e nacional do concurso.
Os autores das redações classificadas em primeiro lugar, em cada região (distrito naval), receberão um prêmio e o Troféu Cisne Branco, a serem entregues na cerimônia do Dia do Marinheiro, comemorado em 13 de dezembro. Os alunos vencedores em âmbito nacional receberão como prêmios um laptop e uma viagem a bordo do Navio-Veleiro “Cisne Branco”, no Rio de Janeiro, com um acompanhante.