A Educação de Gurupi começou 2012 com investimentos e ações que devem melhorar ainda mais a qualidade do ensino oferecido na rede municipal. Destaque para obras de infraestrutura e também para a entrega de material didático.

O ano letivo teve início no dia 24 de janeiro e na mesma semana a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Juventude, entregou coletâneas didáticas de Língua Portuguesa, Matemática e Natureza e Sociedade, aos alunos das séries iniciais. Os primeiros a receberem os livros foram os 361 alunos, de 4 a 5 anos de idade, do Instituto Municipal de Educação Infantil Silny R. dos Santos. Ao todo serão entregues 4.110 coletâneas na rede municipal de ensino.

Já na parte de infraestrutura, a educação gurupiense está ganhando várias obras que irão possibilitar melhores condições de ensino para os alunos das escolas municipais. Entre as obras estão a construção de uma creche no setor Nova Fronteira, que iniciou em dezembro do ano passado; uma escola no Jardim Medeiros, que irá beneficiar quase 400 alunos; e uma quadra de esportes da escola municipal Profª Ilsa Borges Vieira, localizada no setor Nova Fronteira, que deve ser concluída em agosto deste ano.

“Gurupi nunca teve um impulso tão grande na educação, quanto no meu governo. Humanizamos o aprendizado, com a instalação de ar-condicionado nas salas de aula e com a reforma de várias escolas. Também construímos e entregamos cinco salas de recursos mulfuncionais. Na minha administração, com certeza, Gurupi foi muito mais educação”, disse Abdalla.

Atualmente 7.871 alunos estão matriculados na rede municipal de ensino, que conta com 17 escolas, sendo 15 na zona urbana e duas na zona rural, e com 520 professores.

Para o secretário de Educação, Esporte e Juventude, Antonio Carlos Pakalolo, estes investimentos são resultado do trabalho de toda equipe da Secretaria. “Todos estão empenhados em proporcionar uma melhor qualidade de ensino em nossa cidade, como determinou o prefeito Abdalla, e por isso trabalhamos na busca de parcerias e recursos para trazer mais investimentos e obras para as escolas municipais. Como resultado temos o aumento no número de alunos matriculados, que em 2009 eram 5.596 estudantes e hoje já estamos com quase 8 mil alunos”, destacou Pakalolo, ressaltando que outro exemplo do bom momento que vive a educação de Gurupi, foi a aprovação de cinco alunos da Escola Municipal José Pereira da Cruz, localizada no setor Vila São José, no curso técnico de Agronegócios do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

OBRAS EDUCAÇÃO GURUPI

Centro Municipal de Educação Infantil – “Creche Nova Fronteira”
Recurso: R$ 1.300.000,00
*Início da obra – Dezembro/2011
*Previsão de conclusão da obra – Novembro/2012
Atendimento 230 alunos de 06 meses a 04 anos

Centro Municipal de Educação Infantil – “Creche Jardim Dos Buritis”
Recurso: R$ 950.000,00
*Previsão de conclusão da obra – Março/2012
Atendimento 180 alunos de 06 meses a 04 anos

Escola Municipal Jardim Medeiros
Recurso: R$ 860.000,00
*Início da obra – Dezembro/2011
*Previsão de conclusão da obra – Setembro/2012
Atendimento 380 alunos da Educação Infantil ao 9° ano do Ensino Fundamental

Quadra de Esportes da Escola Municipal Profª Ilsa Borges Vieira – Setor Nova Fronteira
Recurso: R$ 487.000,00
*Início da obra – Janeiro/2012
*Previsão de conclusão da obra – Agosto/2012
Atendimento aos alunos da Escola Municipal Profª Ilsa Borges Vieira e comunidade.

Quadra de Esportes da Escola Municipal Antônio De Almeida Veras
Recurso: R$ 506.000,00 (quinhentos e seis mil reais)
*Início da obra
*Conclusão da obra
Atendimento aos alunos da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras e comunidade.