O prefeito Alexandre Abdalla prestigiou na noite desta segunda-feira, 30, no Centro Administrativo da inauguração do Memorial da Instituição, ocasião em que presidente da Fundação Unirg, Eugênio Pacceli, apresentou o Balanço Social da instituição e se despediu da presidência.

A cerimônia aconteceu no hall de entrada do Centro Administrativo e contou com a presença de representantes dos professores, estudantes e servidores, além de autoridades como a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins, Andrea Stival e o seu esposo Oswaldo Stival e representantes das famílias homenageadas como a deputada Josi Nunes e a sua mãe Dolores Nunes, esposa do Fundador da instituição Jacinto Nunes.

No ato da homenagem, o prefeito Alexandre Abdalla falou da importância de reconhecer as pessoas que contribuíram com a história da Fundação Unirg. “Não é por termos sido adversários políticos que nós não iríamos reconhecer a verdadeira história desta cidade. Em nome deste agradecimento, eu quero parabenizar a família Nunes porque a história do Jacinto Nunes se perpetuou de uma maneira muito bonita. Com o advento da Unirg, os prefeitos respeitaram a história da cidade e fizeram com que essa instituição fosse reconhecida em todo o País”. Agradeceu o prefeito.

Em seguida o prefeito defendeu a função social da instituição na região sul do Tocantins no Ensino Superior que tem uma das mensalidades mais barata do Brasil. “Uma instituição de ensino que tem condição de manter um curso de medicina por praticamente de R$ 1.800,00 e um curso de Direito com mensalidade de quase R$ 340,00 não é somente a Capital da Amizade, mas a mãe de um futuro certo para os nossos filhos e isso nós devemos aos grandes desbravadores que tiveram a coragem de fazer com que esta instituição se permanece no topo do ensino superior no Tocantins e no Norte do país”.

O reitor do Centro Universitário, professor Alexandre Ribeiro Dias, enfatizou em seu discurso o amadurecimento e o profissionalismo da presidência da Fundação Unirg. “Preifeito muito obrigado pela questão de estar nos acompanhando à frente da reitoria. Junto com o Eugênio Pacceli nós traçamos um perfil profissional com bom relacionamento. Nós conseguimos deixar na instituição um grau de maturidade e de profissionalismo que é o exemplo a ser seguido”.

O presidente da Associação dos Professores Universitários de Gurupi (APUG), José Carlos de Freitas, disse que a Unirg vive um novo momento em sua história com a abertura do diálogo promovido pela Presidência com os representantes da APUG, ASAUNIRG, DCE, Pró-reitorias e reitoria. “Eu queria externar que a APUG está numa situação de agradecimento até de boa expectativa com a pessoa que vai substituir Eugênio Pacceli, mas se a gente pudesse hoje fazer um apelo, nós queríamos que o senhor [Eugênio Pacceli] permanecesse fazendo este trabalho de elo. Desejamos muito que quem entrar aqui possa continuar esta administração séria que possa atender e ouvir as pessoas”.

Ao se despedir do cargo Eugênio Pacceli expôs a importância do memorial da Unirg e agradeceu ao prefeito Alexandre Abdalla pela confiança dada a ele em presidir a Unirg em um momento administrativo difícil. “Já ocupei cargos como secretário de estado e hoje saiu orgulhoso com o fim do meu ciclo de trabalho e, extremamente, enriquecido por ter presidido esta fundação que, se continuar sendo tocada da forma com que o prefeito Alexandre Abdalla permitiu que ela fosse tocada, vai alavancar o desenvolvimento da região Sul do Estado do Tocantins e ajudar o Tocantins a dar este salto de qualidade”. Disse Pacceli e, em seguida, fez um resumo do Balanço Social da instituição. “Só em 2010, conforme noticiamos no seu Balanço Social, foram mais de 44 mil atendimentos à população da região sul do Tocantins. Foram atendimentos gratuitos em todas as áreas. É essa Fundação Unirg que nós temos orgulho de ter contribuído em algum momento com ela”.