A população gurupiense recebeu no início de 2012 mais um benefício da saúde pública municipal, o “Serviço de Assistência Farmacêutica” que irá atender todos os usuários, com distribuição de remédios gratuitos da atenção básica, (medicamentos para tratamentos básicos), tais como hipertensão, diabetes, analgésicos, antialérgico, antibióticos, antiflamatórios, medicamentos controlados, medicamentos de do CAPS, anticoncepcional e para acompanhamento de gestantes.

De acordo a farmacêutica responsável pelo Serviço de Assistência Farmacêutica, Simone Bianchi, todo esse medicamento é fornecido através das três esferas do governo (Federal, Estadual e Municipal – Tripartite) e é dividida de acordo com a quantidade de habitantes do município. “Todo o medicamento é entregue pelos motoristas nas Unidades a cada 15 dias e para o SAMU e Pronto Atendimento é entregue toda semana, por haver maior demanda”, afirmou Simone.

O prédio da Assistência Farmacêutica possui salas amplas e climatizados e é dividida por áreas específicas da assistência, com entrada e saída diferenciada para os medicamentos e outros materiais utilizados na saúde, e está localizada na Avenida Guaporé esquina com Rua 11, onde funcionava a Antiga DIMESBLA.

Segundo o Secretário de Saúde de Gurupi, José Henrique Marinho de Oliveira, essa foi mais uma missão cumprida, que é deixar a Assistência Farmacêutica organizada, controlada e com mecanismo eficiente de distribuição.

“Esta é mais uma grande realização deixada pela Saúde de Gurupi, é mais uma missão cumprida. Deixar a população de Gurupi com uma Assistência Farmacêutica bem equipada e, acima de tudo, com medicamentos suficientes para atender todos os nossos usuários”, destacou José Henrique.