O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Gurupi (COMAD) realizou na terça-feira, 28, a 1ª Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas, onde foram eleitos 08 delegados que participarão da 1ª Conferência Estadual Sobre Drogas.

Participaram do evento representantes da sociedade civil e autoridades como o prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla, a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Paulina Abdalla, o diretor do Fórum de Gurupi, Dr. Roniclay Alves de Moraes, o promotor de justiça Konrad Cesar Resende Wimmer; o diretor do Núcleo da Defensoria Pública, Dr. Newton Jardim dos Santos; o titular da Deic, delegado Jackson Ribas e o delegado Regional, Fábio Augusto Simon; a representante da Câmara de Vereadores, vereadora professora Zenaide e também a diretora de articulação e capacitação de recursos da Secretaria de Segurança, Cidadania e Justiça, Ilda Martins, o presidente da Casa de Recuperação Maanaim, missionário Paulo César e a Presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, Shirley Rocha Albino.

A participação da coletividade para enfrentar a guerra contra as drogas em Gurupi foi uníssona nas discussões da 1ª Conferencia Municipal de Políticas sobre Drogas que teve o tema Fortalecimento de políticas sobre Drogas em Gurupi. “Se nós começarmos a trabalhar a famílias a sociedade terá a oportunidade para diminuir os problemas das drogas. Não devemos, apenas, procurar os culpados, como demonstração de covardia, mas cada tem que fazer a sua parte para ajudar as pessoas que estão afundadas no vício das drogas”. Defendeu o prefeito Alexandre Abdalla que falou também como médico legista. “Trabalho há 22 anos no IML e vejo que a grande maioria das vítimas estiveram envolvidas com drogas e álcool. Por isso eu lhes garanto que os acidentes desta cidade não são provocados por buraco e nem a sinalização, mas as drogas lícitas e ilícitas”. Reiterou.

O diretor do Fórum de Gurupi, juiz substituto da Vara da Infância e Juventude, Dr. Roniclay Alves de Moraes, destacou e exemplo do projeto Maanaim e defendeu a união da sociedade para combater o problema das drogas. “Temos que parar de pensar que tudo é individualizado porque às vezes se discute quem é o responsável pelo aumento da criminalidade e das questões das drogas em nossa cidade e muitos falam que o problema é do prefeito, da polícia ou o da justiça. Enquanto não houver uma união dos poderes e da sociedade constituída não resolverá o problema”. Defendeu o juiz.

A diretora de articulação e capacitação de recursos da Secretaria Estadual de Segurança, Cidadania e Justiça, Ilda Martins, informou que as propostas levantadas serão levadas para a II Conferência Estadual Sobre Drogas que acontecerá em Palmas no período de 07 a 09 de março no auditório do Cuíca na Universidade Federal do Tocantins. “Foram propostas políticas municipais que serão levadas para a Conferencia Estadual onde vamos definir uma política estadual sobre drogas”. Disse.

De acordo com a Presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, Shirley Rocha Albino, a conferência conseguiu o objetivo de levantar propostas e eleger os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual Sobre Drogas. “Uma ideia que chamou a atenção foi a criação de uma Subsecretaria Municipal de Políticas sobre Drogas”. Disse

Delegados Eleitos

Representantes do Governo

Nome: Shirley Rocha Albino

Entidade: Polícia Militar

Nome: Ana Márcia Sousa Barros da Silva

Entidade: Sistema Penitenciário

Nome: Ivone Marinho da Silva

Entidade: Sistema Penitenciário (Suplente)

Representantes da Sociedade Civil

Nome: Seno Teche

Entidade: Aliança dos Ministro Evangélicos de Gurupi (AMEG)

Nome: Erotides Pinheiro da Silva Filho

Entidade: União dos Moradores de Gurupi

Nome: Pablo Luiz Pinto dos Reis

Entidade: Adolescente da Escola Municipal Gilberto Rezende

Nome: Jailton Reis Oliveira

Entidade: Adolescente da Escola Municipal Gilberto Rezende.