Representantes de municípios da região Sul do Estado participaram da reunião sobre o projeto Rede de Formação a Distância, que foi apresentado na manhã desta quarta-feira (11/04), em Gurupi, pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, com parceria da Prefeitura Gurupi. O encontro teve como objetivo apresentar aos prefeitos a Rede de Formação a Distância, a fim de firmar parcerias junto ao projeto de capacitação para servidores públicos estaduais e municipais e a população em geral dos 139 municípios do Estado.

Durante o evento, o secretário Executivo da Ciência e Tecnologia, Mário Bezerra Guimarães, apresentou o projeto, seu funcionamento e como seria a participação dos municípios. A Rede de Formação a Distância deverá ser lançada pelo Governo do Estado ainda no primeiro semestre e ofertará cursos de formação e capacitação de rápida duração. “Os cursos que serão ofertados de acordo com as demandas e necessidades de cada região atenderão inicialmente a 21 municípios onde já existem pólos de Educação a Distância com ampliação posterior aos municípios parceiros. A meta do Governo é ofertar a partir do segundo semestre deste ano cursos na modalidade a Distância para os 139 municípios do Tocantins”, afirmou o secretário executivo.

Serão instaladas telessalas nos municípios participantes do projeto. Em Gurupi, segundo o Secretário Municipal de Comunicação, Beto Naves, a estrutura será disponibilizada pela Prefeitura. “Vamos providenciar uma sala, laboratório de informática e um tutor, que será capacitado para participar do projeto. Esta Rede de Formação a Distância é muito importante para proporcionar uma educação de qualidade aos nossos jovens, funcionários públicos e a toda comunidade em geral, que precisam ser melhores capacitados para atuar no mercado, principalmente, em Gurupi, onde a oferta de emprego cresce e a cada dia as empresas e indústrias precisam de trabalhadores bem qualificados”, destacou o secretário.