O prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla, decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira, dia 30 de abril. De acordo com o decreto n° 366/2012, o ponto facultativo nas repartições públicas do município foi motivado pela redução da demanda pelos serviços públicos não essenciais e também em virtude da necessidade de contenção de despesas.

A Agência Gurupiense de Desenvolvimento (AGD), Secretaria Municipal de Infraestrutura e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), deverão funcionar em regime de plantão durante o dia 30 de abril. Já a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Juventude deverá obedecer a seus calendário normal; e a Secretaria Municipal de Saúde, em especial os Postos de Saúde e Pronto Atendimento, terá atendimento normal.

E ainda de acordo com o decreto, em virtude do fechamento da folha de pagamento dos servidores municipais o ponto facultativo não se aplica aos Departamentos de Recursos Humanos e à Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças.