Ao longo de muitos anos Gurupi acumulou um grande déficit habitacional, onde um número expressivo de gurupienses ficaram desprovidos de moradia devido ao crescimento populacional e a falta de uma política habitacional.

Para encarar o problema a Prefeitura Municipal de Gurupi criou a Secretária Municipal de Habitação que nos últimos dois anos tem promovido várias parcerias com o governo Federal e Estadual que criou um ambiente revolucionário onde serão entregues neste governo mais 2 mil unidades habitacionais. “Eu pagava R$ 250 de aluguel e hoje tenho a minha casa, pago uma prestação pequena e dentro das minhas condições. Vivo feliz com a minha família e o dinheiro que está sobrando do aluguel comprei uma geladeira nova e já estou juntando dinheiro para ampliar a minha casa. Agora tenho o meu cantinho para descansar em paz”. Disse o pedreiro Marcelino da Silva, 57 anos, beneficiado com uma unidade no setor Alvorada I onde mora com a esposa e três filhos.

De acordo com o secretário municipal de Habitação, Ricardo Bueno Pare, o resultado desta parceria revolucionou da construção civil em Gurupi e já permitiu a entrega de mais de 360 unidades habitacionais e em breve serão entregues outras 1.729 moradias. “No Alvorada I e II entregamos 363 unidades habitacionais e a grande novidade do momento é a construção de 676 unidades que estão sendo construídas no Residencial João Lisboa da Cruz, outras 900 no residencial Campos Belos e 153 que estão sendo construídas por meio do Programa Carta de Crédito do FGTS”. Descreveu o secretário. “Hoje temos 7.490 famílias cadastradas aguardando pelos programas sociais”. Acrescentou.

A Prefeitura de Gurupi criou um momento promissor de interesse social com a regularização fundiária. “De início, já beneficiamos mais de 320 famílias de baixa renda que moravam em terrenos irregulares em vários bairros e que agora estão de posse das escrituras definitivas”. Disse o prefeito Alexandre Abdalla.

O crescimento de posto de trabalho é mais um dos benefícios desta revolução do setor de habitação em Gurupi, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, Gurupi foi a segunda cidade do Tocantins que mais gerou empregos em março deste ano. “Eu estava desempregado e agora com a construção das casas eu trabalho de carteira assinada, ganho bem e já fiz a minha inscrição para ser beneficiado com a sonhada casa própria. Se Deus quiser”. Disse o trabalhador Fernando Souza.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Habitação estão sendo investidos na construção das 1.576 casas nos residenciais João Lisboa da Cruz e Campos Belos R$ 71 milhões de reais. “O valor inclui o terreno, pavimentação asfáltica, implantação de água tratada, praças e energia elétrica”. Disse.