O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB) foi recebido na tarde desta quarta, (27/02) em Brasília pelo senador João Costa (PPL/TO). Laurez solicitou ao senador a articulação junto ao Ministério dos Transportes e ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para viabilizar a construção da ligação do sistema rodoviário local, regional e interestadual ao pátio multimodal da Ferrovia Norte Sul, localizado na parte leste da cidade.

“Atualmente, o projeto do anel viário contempla apenas a ligação da BR 242 ao pátio da ferrovia. Da forma em que está, sem a construção da obra, 90% do fluxo de cargas continuam sendo realizados pelo centro e periferia de Gurupi, destruindo a pavimentação asfáltica que não foi projetada pra esta finalidade”, disse o prefeito.

Laurez apresentou ao senador um croqui com a proposta do anel viário. A intenção é que quatro alças de ligação ao pátio circundem o perímetro urbano, totalizando, dessa forma, 45 quilômetros. Hoje, pouco mais de 3 km ligam a BR 242 ao pátio multimodal.

O senador João Costa avaliou o projeto como uma obra importante para Gurupi e entende que a construção do anel viário agiliza o escoamento da produção sem interferir no trânsito da área central urbana.

“Ao todo, três rodovias estarão interligadas com a construção do anel viário – TO 374, BR 153 e BR 242. A capacidade de escoamento dessa produção, que hoje é transportada de todas as partes do Brasil, ganhará com a alça o aspecto logístico inquestionável à necessidade da cidade. Ressaltando ainda que o anel viário servirá como alça até mesmo para a rodovia Transbananal, que, naturalmente, aumentará o fluxo de cargas na região”, conclui João Costa.

Foto e Texto: Assessoria de Imprensa do Senador