O Centro Cultural Mauro Cunha ficou lotado de pessoas na manhã desta quinta-feira (07), quando a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu a solenidade de entrega do Cartão do Idoso para mais de 100 beneficiados, que a partir de agora, terão direito a transporte intermunicipal gratuito.

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), presente ao evento, reafirmou o compromisso da sua administração para colocar em prática políticas públicas que beneficiem os idosos e anunciou que, no dia anterior, havia nomeado Silvério Moreira como secretário da Secretaria Municipal do Idoso, ressaltando ser esta a primeira secretaria do gênero a ser criada no Estado do Tocantins.

Já a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Dolores Nunes, disse que o Cartão do Idoso é uma grande conquista e destacou sua preocupação em viabilizar formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso, que proporcionem sua integração às demais gerações. “Vamos incentivar e criar programas de lazer, esporte e atividades físicas que proporcionem a melhoria da qualidade de vida do idoso e estimular sua participação na comunidade”, afirmou Dolores.

Estiveram presentes à solenidade de entrega do Cartão do Idoso, a deputada Estadual Josi Nunes (PMDB), os vereadores Walter Júnior (PSDB), Wanda Botelho (PR) e Gleydson Nato (PR); além do Secretário Municipal de Abastecimento e Cooperativismo, Moacir Bruzon, do Secretário Municipal de Saúde, Diego Agnolin, e do Secretário Municipal de Habitação, Carlos Barcellos.

COMEMORAÇÃO

O aposentado Eusébio Cirqueira de Oliveira, de 62 anos, comemorou a conquista do Cartão do Idoso e disse que agora será bem mais fácil viajar para Araguaína e Buritirana, para rever parentes e amigos, bem como, viajar com mais tranquilidade à Palmas, onde faz tratamento médico periodicamente. Já a dona de casa Rosária Ferreira da Rocha, de 69 anos, não escondia sua euforia em receber o Cartão do Idoso. “Agora vou viajar bastante para ver meus filhos e netos que moram em Arraias. E isso tudo sem gastar o meu dinheirinho da aposentadoria”, afirmou.

CARTÃO DO IDOSO

As pessoas interessadas em conseguir o Cartão do Idoso, devem se dirigir à Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada no prédio da Prefeitura e preencher um formulário. Na mesma oportunidade também devem entregar cópia dos comprovantes de idade, de renda e de endereço. Após esta inscrição, a Secretaria verifica a situação socioeconômica do idoso e encaminha a documentação à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, que confecciona os cartões e os envia para o município fazer a entrega. A validade do cartão é de dois anos.