Visando possibilitar uma parceria da Prefeitura de Gurupi junto a um projeto comunitário, o secretário municipal de Abastecimento e Cooperativismo, Moacir Bruzon, foi conhecer, na tarde desta quinta-feira (28/02), as ações comunitárias desenvolvidas em uma chácara da cidade, localizada no setor Bela Vista. O secretário municipal do Idoso, Dida Moreira, também visitou o projeto.

O secretário de Abastecimento e Cooperativismo viu de perto as plantações da área. A dona da chácara, Divina Fátima Queiroz da Silva, doa uma parte do seu terreno para que os vizinhos, cerca de três famílias, cultivem diversas culturas, como mandioca, milho, feijão e pimenta. “Há cerca de seis anos fazemos esta ação com o objetivo de ajudar os nossos vizinhos a ter sua própria plantação, já que muitos querem cultivar, mas não tem a área”, afirmou a dona da chácara, ressaltando que os pequenos agricultores visam cultivar pimentas para a produção de conservas, mas que é preciso apoio para o desenvolvimento do projeto.

Pedro Alves dos Santos mora no Setor Santa Rita e é um dos pequenos agricultores que fazem parte da ação. Ele conta que atualmente planta milho e feijão na área doada por Divina e que o colhe é usado no consumo da família dele e de alguns vizinhos. “Este trabalho aqui ajuda muito, porque a Divina abre o espaço com a terra e manda gradear e nós entramos com a semente e mão de obra. E se a Prefeitura se disponibilizar a ajudar a gente, com certeza, nós vamos ter condições de plantar mais e até gerar alguma coisa para vender, ganhando um dinheiro extra”, declarou seo Pedro.

Bruzon conheceu de perto a ação, afirmando que a Prefeitura de Gurupi vai viabilizar uma parceria, buscando levar até estes agricultores familiares assistência técnica e orientações. “São ações como estas que fortalecem a comunidade, geram renda e dão oportunidade de crescimento à nossa população. Por isso, vamos buscar cooperar com esta ação possibilitando a doação de sementes e também vamos trazer técnicos para avaliar o solo e dar as orientações necessárias para o bom andamento deste belo projeto”, disse o secretário municipal de Abastecimento e Cooperativismo.