Orientar os moradores e combater o mosquito da dengue. Estas foram as principais ações realizadas pela equipe do Posto de Saúde do Setor Vila Iris de Gurupi, durante um arrastão de limpeza, que aconteceu neste sábado (23/02).

A ação aconteceu em várias quadras do bairro e contou com a participação de cerca de 20 pessoas, entre agentes de saúde comunitária, equipes o Programa de Saúde da Família (PSF) e também com um caminhão da Secretaria de Infraestrutura, que ajudou na coleta de material que possa acumular água e servir de criadouro do mosquito aedes aegypti.

De acordo com a enfermeira, coordenadora da unidade de saúde do Vila Iris, Erilene dos Santos Ribeiro, o trabalho ocorreu visando diminuir o índice de notificações de dengue na região, que atualmente registra cerca cinco notificações de suspeita da doença por dia. “Muitas pessoas ainda não sabem como evitar a dengue e o nosso trabalho é para orientar a comunidade sobre a maneira correta de evitar a proliferação da larva do mosquito da doença. Porque a quantidade de pessoas que está sendo notificada é muito grande e estamos intensificando as orientações e a prevenção”, afirmou a enfermeira.

A comerciante Creuza Soares Cavalcante, que mora há 17 anos no setor Vila Iris, recebeu as agentes de saúde e destacou a importância deste arrastão no combate à dengue. “Isso é muito importante, porque se todos nós deixarmos nossos quintais e nossas casas limpinhas não dará problema nenhum. Se cada um fizer a sua parte, não vai existir o mosquito da dengue e quanto mais orientação e informação melhor”, frisou.

O gerente de saúde pública da Secretaria Municipal de Saúde, Rafael Argeo, disse que este arrastão de combate á dengue deve ser realizado em outros setores de Gurupi visando diminuir os casos de doença na cidade e orientar a população sobre a proliferação do mosquito aedes aegypti.

DENGUE GURUPI

Em 2012 foram notificados 977 casos suspeitos de dengue, dos quais foram confirmados 591, sendo que um de dengue com complicação e um óbito. Já em 2013, até agora, foram notificados 469 casos suspeitos da doença e 67 foram confirmados.

MEDIDAS DE COMBATE À DENGUE

– Não deixar água parada em pneus fora de uso.

– Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;

– Não deixar a água parada nas calhas da residência.

– A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada.

– Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas.

– Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;

– As piscinas devem ter tratamento de água com cloro. Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;

– Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo.

– Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;

– Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.