O fortalecimento da classe dos pequenos produtores rurais de Gurupi, principalmente, aqueles que lidam diretamente com a produção de hortaliças foi o foco da reunião realizada na noite de ontem (14/03) no Centro Cultural Mauro Cunha.

A reunião foi promovida pela Secretária Municipal de Abastecimento e Cooperativismo, e contou com a presença de hortaleiros, como são chamados esses produtores, de vários bairros da cidade, dentre eles, Parque das Acácias, Jardim dos Buritis, Alto da Boa vista, Santa Cruz, Nova Fronteira, Bela Vista e do assentamento Vale Verde.

Na oportunidade foi discutida a criação da Cooperativa de Produtores da Agicultura Familiar, para fomentar a o aumento no plantio de hortas e a comercialização do que for produzido, não só para Gurupi como para outros mercados.

O Secretário de Municipal de Abastecimento e Cooperativismo, Moacir Bruzon, informou que a administração do prefeito Laurez Moreira está empenhada e buscar mecanismos que possibilitem apoiar de forma mais efetiva, os hortaleiros para que produzam hortaliças com mais qualidade e tenham facilidade no manejo.

“Queremos apoiar esses produtores para que eles tenham condições de fazer chegar à mesa do consumidor hortaliças que além de possuírem boa qualidade tenham preços competitivos”, afirmou o secretário, destacando que esses produtos serão comercializados durante a realização da Feira da Lua, que acontecerá todas as quintas-feiras, das 17 às 22 horas.

Bruzon explicou, ainda que a Feira da Lua vai acontecer na tradicional feira da rua 07. “Com o apoio da administração municipal e a vontade de cada hortaleiro, esse projeto tem tudo para dar certo. Embora pareça ser um projeto com resultado a longo tempo, o retorno será de imediato, pois a relação entre o produtor e o consumidor será bem mai atrativa e benéfica para ambos”, enfatizou o secretario.

O projeto será desenvolvido com a parceria da CONAB (Companhia Nacional do Abastecimento), Governo do Estado por meio do RURALTINS, e a Prefeitura Municipal de Gurupi em parceria com a Secretária Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente.

OTIMISMO

Para Zuleide Ribeiro (52), moradora do setor Bela Vista e proprietária de uma pequena horta com oito canteiros, demonstrou otimismo com a reunião. “Para nós, plantadores de hortas de Gurupi, esse projeto será uma mão na roda, já que vai ajudar muito nossa classe que antes não tinha apoio de ninguém. Agora, apareceu essa proposta e temos certeza que vai dar tudo certo”, afirmou Zuleide.