Em 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Em Gurupi a data não passou em branco já que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, preparou uma programação especial que aconteceu durante toda manhã, no Centro Cultural Mauro Cunha e contou com a presença do prefeito Laurez Moreira (PSB), vereadores e autoridades mulheres que foram homenageadas.

A programação contou com apresentações artísticas, de teatro e dança, além da entrega de cem cartões do Idoso; entrega do certificado de conclusão do curso de biscuit, que foi oferecido pela Prefeitura de Gurupi, sorteio de brindes; momento da beleza com manicure, maquiagem e corte de cabelo e uma palestra sobre direitos da mulher feita pelo Juiz de direito Adriano Gomes que falou sobre a importância das mulheres não ficarem caladas diante de violência doméstica. “Podemos perceber que não é a violência que está aumentando, e sim a coragem das mulheres em denunciar os casos”, disse.

O prefeito Laurez Moreira recitou poemas em homenagem às mulheres e na oportunidade assinou o decreto 373/2013 que designa membros para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. “Foi um compromisso nosso durante a campanha e será mais um mecanismo de luta e defesa dos direitos das mulheres de Gurupi”, disse o prefeito muito aplaudido pelos presentes.

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com as Secretarias de Cultura, do Idoso e de Saúde, Centro de Integração da Mulher e Casa de Cultura da Unirg.

Estiveram presentes no evento o Secretário municipal do Idoso, Dida Moreira, Chefe de Gabinete, Gutierres Torquato, Secretário de Comunicação, Núbio Brito, Secretário de Educação, Eurípedes Fernandes Cunha, Secretária de Cultura, Zenaide Dias da Costa, Presidente do Conselho Tutelar, Leonita Guimarães, Secretária de Desenvolvimento Social e vice-prefeita, Dolores Nunes, Deputada Estadual Josi Nunes, além dos vereadores Dr. Macedo, Gledyston Nato e Wendel Gomides.

Já a Secretária de Desenvolvimento Social e Vice Prefeita de Gurupi Dolores Nunes falou das conquistas das mulheres nos últimos anos e destacou a relevância da implantação do conselho em Gurupi. “Estamos no caminho certo e todas as mulheres estão de parabéns. Conquistamos muito, mas ainda há muito caminho a ser percorrido”, frisou Dolores enfatizando que na administração Laurez Moreira, as mulheres estão sendo valorizadas.

SOBRE O CONSELHO

O conselho irá formular diretrizes e promover atividades que objetivem a defesa dos direitos da mulher, a eliminação das discriminações e formas de violência contra a mulher e a sua plena integração na vida sócio-econômica, política e cultural. Para a presidente do conselho, Cristhiane Costa, a efetivação do conselho é um avanço para o município. “É muito importante a implantação desse conselho que garante benefícios para implantação de políticas públicas para mulheres”, disse Cristhiane Costa presidente do conselho.