Geral|

Compartilhe:

Na tarde desta quarta-feira (06/03), a secretária Municipal de Cultura de Gurupi, Zenaide Dias da Costa, esteve em Palmas em audiência com a Secretária de Cultura do Estado, Kátia Rocha, onde foram discutidas uma série de ações a serem desenvolvidas no âmbito da política cultural do Estado e também em Gurupi.

Após a audiência com a secretária, Zenaide reuniu-se com a equipe técnica da SECULT onde foi possível a troca de experiência e o repasse de informações firmando uma parceria entre as instâncias culturais do município e estado. “Ficou previamente agendada a ida da secretária Kátia Rocha à Gurupi, quando deverá reunir-se com a classe artística de nossa cidade buscando promover um maior intercâmbio entre estado e município, sobretudo em se tratando de maior participação dos artistas Gurupiense nos editais publicados pela SECULT. Ficou inda previamente agendada uma oficina de projetos a ser realizadas em Gurupi com vistas aos próximos editais”, informou Zenaide.

Para a secretária de Cultura de Gurupi, este encontro foi um passo importante para a parceria entre Estado e município. “É impossível promover a política cultural de maneira eficaz sem a união de forças. Estamos abertos a toda e qualquer informação que atenda aos interesses de nossa comunidade. Somos muito ricos culturalmente. Há que se desenvolver uma política de valorização e formação dos nossos artistas para que eles tornem-se autossuficientes”, frisou Zenaide.

CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA

O Conselho Estadual de Cultura (CEC) é um órgão consultivo, deliberativo da política estadual, de promoção, defesa, orientação, difusão e proteção da cultura do estado do Tocantins, vinculado à SECULT. É responsável pela normatização, deliberação e responde a demandas oriundas da sociedade, procurando integrar as ações de Política Cultural do Estado do Tocantins.

Estão abertas as inscrições para a eleição dos membros do Conselho Estadual de Cultura (CEC). As inscrições serão realizadas no período de 19 de fevereiro a 10 de março do corrente ano, a Fundação Cultural do Tocantins disponibilizará no endereço eletrônico www.cultura.to.gov.br, o cadastramento eletrônico para os eleitores e pretensos candidatos a membros dos segmentos artísticos e culturais do CEC-TO, que desejem participar do processo eleitoral.

O CEC-TO é composto por 20 (vinte) membros, sendo 10 (dez) representantes do Poder Público e 10 (dez) representantes de cada um dos segmentos artísticos, conforme previstas no art. 4°, incisos I e II da Lei Estadual n°. 1.804, de 04 de julho de 2007, e art. 2°, incisos I e II do Regimento Interno do CEC-TO. Os representantes dos segmentos artísticos e culturais serão escolhidos mediantes eleição direta a ser organizada e gerida pela Fundação Cultural do Estado do Tocantins.

“É importante que os nossos artistas gurupienses se organizem e participem das discussões das políticas públicas voltadas para a cultura em nosso estado. E o Conselho Estadual de Cultura é um mecanismo que a classe artística tem a seu favor, por isso, chamamos os nossos colegas do movimento cultural para participar da eleição do Conselho e participar ativamente deste processo”, declarou Zenaide.

Comments are closed.

Close Search Window