Em apresentação realizada na tarde desta quarta-feira, 06, o superintendente municipal de Trânsito David Henrique Garcia e o comandante do 4° BPM, Tenente Coronel Edvan de Jesus Silva apresentaram à imprensa o balanço de acidentes de trânsito registrados em Gurupi nos dois primeiros meses de 2013.

O superintendente exaltou a parceria entre a SMT e a Polícia Miliar que, segundo ele, vem contribuindo para a redução no número de acidentes em Gurupi. “Não são números para serem comemorados, mas esse levantamento feito pela Polícia Militar aponta que estamos caminhando na direção correta para diminuirmos cada vez mais o número de acidentes de trânsito em nossa cidade”, destacou David.

Já o comandante do 4° BPM destacou que é extremamente importante a população mudar algumas iniciativas e colaborar para um trânsito mais seguro e humano. “Nós estamos fazendo a nossa parte e não é possível aceitarmos índices tão alarmantes. Gurupi hoje possui mais de 10 % de toda frota de veículos do Estado. Quem não tem compromisso com as leis realmente vai achar ruim essa intensificação da fiscalização”, destacou o Comandante.

Para o Tenente Coronel Edvan, enfatizou ainda que a intenção da PM, junto com a SMTS é agir antes dos acidentes acontecerem. Segundo ele é justamente por isso que os dados foram confrontados com os anos de 2011 e 2012. “A população nos cobra e o resultado deve ser redução dos índices. Toda vida é importante e vamos trabalhar para reduzir o número de vítimas fatais em Gurupi “, afirmou o comandante.

Dados apresentados

No ano de 2011, 10 pessoas foram vítimas fatais no trânsito. Já no ano de 2012, 6 pessoas perderam as vidas envolvidas em acidente de trânsito. Este ano de janeiro até agora duas pessoas foram vítimas fatais. No que se refere à vítimas não fatais, no ano de 2011, 720 se envolveram. Já em 2012, 692 pessoas foram vitimadas. Acidentes envolvendo motocicletas foram 635, no ano de 2011 e 679 acidentes no ano de 2012. O total de acidentes no ano de 2011 foi 1017 e em 2012 foram registrados 1021 acidentes. A PM também mapeou os locais onde mais ocorreram acidentes na cidade no ano de 2012. A Rua 20 encabeça o ranking de acidentes com 36 ocorrências. A Avenida Sergipe entre Ruas 22 e 23 aparece em segundo lugar com 22 acidentes e Avenida S-15 em terceiro lugar com 15 acidentes registrados.

Comparado os meses de janeiro e fevereiro, em 2013 os números reduziram se comparados aos anos de 2011 e 2012. Em janeiro deste ano foram registrados 68 acidentes, contra 78 de 2012 e 71 acidentes em 2011. Já em fevereiro deste ano foram contabilizados 66 acidentes, dois a mais que no ano passado, porém bem menos que no ano de 2011, onde foram registrados 75 acidentes. O otimismo das autoridades em trânsito é que nesse período a frota de veículos aumentou em mais de duas mil unidades.

No mesmo levantamento apontou os meses que mais acontecem acidentes onde março aparece em primeiro lugar e os meses de junho e julho o número de acidentes diminui. No mês de agosto as ocorrências aumentam. O que mais colabora para os acidentes de trânsito segundo a PM de Gurupi é dirigir a falar ao celular, excesso de velocidade e irresponsabilidade dos usuários. Além disso, a PM destacou também que as abordagens realizadas em parceria com o DMT, já resultou na apreensão de armas, drogas e veículos irregulares. O Superintendente Municipal de Transito David Henrique finalizou agradecendo o empenho da polícia militar e que sem esta parceria seria impossível atuar para humanizar o trânsito em Gurupi. “Tenho certeza que no final de 2013 vamos apresentar números que nos deixarão orgulhosos pois vamos conseguir reduzir esses índices ainda mais”, disse.