Com o objetivo de debater com os empresários da área da saúde sobre a destinação dos resíduos hospitalares, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, realiza nesta quarta-feira (27/03), uma reunião com os proprietários e representantes de clínicas odontológicas do município. O encontro acontecerá a partir das 20 horas, na sede do Sindicato das Farmácias, situada na Avenida Goiás, entre ruas 10 e 19.

A reunião visa discutir qual será a destinação adequada dos resíduos gerados por cada estabelecimento. Atualmente, esse lixo é encaminhado ao aterro sanitário, mas de acordo com técnicos da Prefeitura a vala que recebe esses resíduos, em especial, deverá deixar de operar em no máximo seis meses.

A gestão integrada e o gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, as responsabilidades dos geradores e do poder público e os instrumentos econômicos aplicáveis, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas, estão instituídos na Política Nacional de Resíduos Sólidos, pela Lei 12.305 de 2 de agosto de 2010.

E para regularizar a situação do município a Prefeitura necessita se adequar quanto à coleta, o transporte e a disposição final adequados do rejeito hospitalar. E para isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, iniciou a negociação com o setor privado, para que os mesmos façam a disposição final sob sua responsabilidade.

Na última quarta-feira (20/03) a reunião foi com proprietários de farmácias da cidade. No encontro foi discutido que a Prefeitura irá realizar uma licitação para contratação de uma empresa que fará a coleta e destinação adequada dos resíduos produzidos nas unidades básicas de saúde e locais de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde.