O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB) recebeu a visita do secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Paulo Massuia, que veio até Gurupi para falar sobre a revitalização do Parque Agroindustrial da cidade e também sobre a implantação de uma incubadora de empresas.

A reunião aconteceu no Parque Agroindustrial e contou com a participação de secretários municipais, empresários e representantes da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sicovar e Conselho de Entidades de Gurupi (Conseg).

Abrindo o encontro o prefeito Laurez agradeceu a presença do secretário e ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado para revitalizar o Parque Agroindustrial de Gurupi. “O secretário Massuia conhece as dificuldades e as potencialidades de Gurupi e tenho a certeza de que ele e o Governo do Estado vão nos ajudar muito. Precisamos de apoio rápido e que as coisas andem. Gurupi hoje vive um momento em que estamos precisando de empresas para gerar empregos e fortalecer a nossa economia e precisamos recuperar o distrito industrial de nossa cidade. E sem recursos não vamos conseguir. Por isso, com a parceria do governo do Estado vamos ter mais possibilidades de trazer benefícios”, afirmou o prefeito Laurez.

Durante sua fala, Paulo Massuia destacou que é preciso elencar quais as prioridades do Parque Agroindustrial para buscar junto ao orçamento do Estado e também do município recursos para a revitalização do Parque. “Precisamos em curto, médio e longo prazos realizar as ações prioritárias para ter um Parque mais estruturado e atrair mais empresas, trazendo benefícios para a classe empresarial”, informou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Paulo Massuia.

Massuia estava acompanhado do consultor Leandro Carione, da Fundação Certi, que é uma organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados que proporciona soluções inovadoras para a iniciativa privada, governo e terceiro setor. Carione falou sobre a implantação de um Parque Tecnológico em Palmas e sobre a importância de Gurupi para este projeto. “Gurupi tem se apresentado como uma grande oportunidade para o desenvolvimento tecnológico regional e a incubadora de empresas é um dos elementos centrais para este tipo de desenvolvimento. Nós estamos numa parte de estudo para a implantação do Parque Tecnológico e aqui em Gurupi queremos ver como podemos integrar estas duas iniciativas. Uma aproximação com as universidades e com a incubadora de empresas da cidade e o projeto do Parque Tecnológico do Tocantins. Este é o primeiro passo”, frisou o consultor.

Após uma visita ao Parque Agroindustrial da cidade, o secretário e o prefeito visitaram as instalações da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Gurupi, onde conheceram de perto a sede da incubadora de empresas da universidade. Eles foram recebidos pelo diretor do campus, Eduardo Andrea Lemus Erasmo.

Em seguida a os gestores foram até o campus do Centro Universitário Unirg, onde foram recebidos pelo presidente da Fundação Unirg, Sávio Barbalho.

Prof. Eduardo, Diretor do Campus da UFT de Gurupi, falou sobre incubadora de empresas da universidade.