Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, em 2012 foram registrados vários crimes contra a mulher em Gurupi. Só no ano passado ocorreram cinco homicídios, 226 lesões corporais, 354 ameaças e 33 estupros na cidade. Todas estas vítimas da violência mostram que há a necessidade da realização de ações que tragam mais segurança e melhor qualidade de vida às mulheres gurupienses.

E com este motivo que foi criado o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) de Gurupi, visando formular diretrizes e promover atividades que objetivem a defesa dos direitos da mulher, a eliminação das discriminações e formas de violência contra a mulher e a sua plena integração na vida socioeconômica, política e cultural.

Na primeira reunião ordinária do Comdim, realizada na manhã desta quarta-feira (17/04), os membros elegeram a presidente e trataram sobre as ações devem ser realizadas pelo conselho. Eleita presidente por unanimidade, Cristhiane Costa, falou sobre os projetos que o Comdim pretender por em prática. Entre eles, está a criação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Gurupi – Filó Moreira, o levantamento do diagnóstico situacional da mulher gurupiense, entre outros.

“Já existe um convênio entre o Governo do Estado e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da União para a implantação do Centro, onde serão prestados serviços jurídicos, na área da saúde, apoio psicológico e também com a realização de cursos profissionalizantes”, afirmou Cristhiane, ressaltando que por meio do convênio será feito o aluguel do imóvel e também a aquisição do mobiliário e a Prefeitura de Gurupi entrará com os profissionais que atenderão no Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Gurupi – Filó Moreira.

A Secretária de Desenvolvimento Social e vice-prefeita de Gurupi, Dolores Nunes, participou da reunião e destacou a importância do Comdim e que a Secretaria irá trabalhar em parceria com o Conselho. “Todas as ações serão realizadas em parceria, vamos trabalhar juntos para realizar políticas públicas voltadas para trazer benefícios às mulheres gurupienses”, destacou.