Geral|

Compartilhe:

A imprensa local visitou o aterro sanitário de Gurupi, no dia 16 de maio, com o objetivo de verificar como é feita a destinação do lixo na cidade. Atualmente são recolhidas cerca de 75 toneladas de lixo por dia na cidade.

Segundo Jandislau José Lui, gerente de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Gurupi, hoje o aterro sanitário está readequado visando atender as exigências das normas ambientais e opera em cinco sessões, sendo material reciclado; resíduos hospitalares, material inerte, rejeito orgânico doméstico e galhos de podas de árvores.

“Desta forma o aterro sanitário está obedecendo à Lei 2.305. E é por meio da divulgação deste trabalho, que a população de Gurupi fica conhecendo a realidade do tratamento dado aos resíduos da cidade”, afirmou Jandislau.

Ainda de acordo com Jandislau, a readequação do aterro foi realizada em aproximadamente 60 dias num esforço conjunto entre as Secretarias Municipais de Infraestrutura e de Desenvolvimento e Meio Ambiente. “Esta ação de remediação do aterro contou com apoio irrestrito do Prefeito Laurez Moreira. E este trabalho coloca fim numa situação de irregularidade que permaneceu por muitos anos em gestões passadas, tendo como resultado processos judiciais e prejuízos ao meio ambiente”, finalizou Jandislau.

Lei n° 2.305

Art. 1oEsta Lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.

Comments are closed.

Close Search Window