O Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), juntamente com o Secretário Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero participaram na sexta- feira (03/05) das festividades que lançou o projeto “Vem plantar comigo”. O lançamento aconteceu no Salão de Eventos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), dentro da programação do I Seminário Inclusivo do Movimento Apaeano de Gurupi.

A programação do lançamento foi recheada com apresentações culturais envolvendo os alunos da escola apaeana, além da apresentação musical do cantor Davi Valente, que fazendo uso dos dedos dos pés, tocou o piano e emocionou a plateia.

“Incentivos como este são de uma significantes, uma vez que nossos alunos, que têm limitações às vezes físicas ou mentais, mostram que são capazes de superar os obstáculos, nos dando lição de vida e de superação. Agradeço a todos por trazerem para Apae este projeto” disse Maria Leonesa, presidente da APAE.

O prefeito Laurez Moreira falou da importância de Gurupi receber este projeto e ver de perto que a superação é apenas uma meta a ser desafiada por aqueles que parecem ter barreiras. “Ver tamanho o desempenho por parte dos alunos da APAE é ver que não podemos esbarrar em pequenas barreiras. Vamos colaborar no que for necessário para realizar este projeto, que com certeza vai ajudar muito toda essa escola e seus alunos,” finalizou o prefeito.

Estiveram presentes ao evento a Secretária de Desenvolvimento e Ação Social de Gurupi, Dolores Nunes; a Secretária de Cultura, Zenaide Dias; o Secretário de Produção, Pedro Dias, e o Secretário de Educação, Eurípedes Fernandes.

Projeto “Vem Plantar Comigo”

Com foco na sustentabilidade, o projeto propõe a educação ambiental através da criação de hortas ecopedagógicas. A iniciativa consiste em reutilizar as garrafas pets que poluem o meio ambiente, produzindo hortas sem uso de agrotóxicos, que atenderão ao consumo interno da própria Apae e de outros centros sociais da cidade.

Para a implantação do projeto a Semades entra com aquisição e facilitação de oficinas aos apaeanos e infraestrutura dos viveiros. Já a Apae fará a coleta de mudas e a manutenção do viveiro como contrapartida do projeto.