Uma programação diferente, direcionada à c Instituto Municipal de Educação Infantil Silny Rodrigues dos Santos. A conscientização da gurizada que estuda Instituto Municipal de Educação Infantil Silny Rodrigues dos Santos, em Gurupi. Assim foi a palestra sobre educação no trânsito, realizada na manhã desta terça-feira (07/05) pela equipe da Superintendência Municipal de Trânsito e Segurança (SMTS).

Equipe da SMTS é formada por agentes de trânsito que além da palestra e também exibiu vídeos e imagens ilustrativas, tendo sido usada uma linguagem lúdica para explicar para os alunos sobre os sinais de trânsito, questões de segurança e como se comportar no trânsito.

A diretora da escola, Maria da Glória Alves, destacou a importância dessa palestra junto as crianças para que no futuro elas se transformem em adultos mais conscientes e responsáveis quando estiverem no trânsito, tanto como pedestres quanto como condutores de veículos.

Segundo o superintendente do SMTS, David Garcia, não resta dúvida de que precisamos de conhecimento para transitar com segurança. “É necessário conhecer as leis de trânsito, os riscos, a importância de atitudes seguras, saudáveis e éticas. Aprender a conhecer consiste em utilizar a aprendizagem para a construção desses conhecimentos, bem como tornar essa construção agradável e prazerosa.”, explica, ressaltando ainda que é preciso “aprender a aprender” e interiorizar as informações.

Ainda de acordo com Garcia, os exercícios de atenção, de memória e de pensamento, praticados no contexto escolar, são imprescindíveis na educação para o trânsito. “Ao aprimorarmos a capacidade de atenção e de memória das pessoas, principalmente das crianças, estaremos também contribuindo para a segurança no trânsito, já que uma das principais causas da violência viária é a falta de atenção”, observou o superintendente.

O superintendente do SMTS também destaca que segundo de desatenção no trânsito pode ser fatal.

“Muitas vezes a falta de atenção, a facilidade de se distrair no volante, ou mesmo transitando a pé, são hábitos que precisam ser trabalhados com mais ênfase. É fundamental aprender a observar o que nos rodeia, perceber os obstáculos no trânsito, prever e entender as atitudes dos outros que estão compartilhando conosco esse espaço, procurar sempre “ver e ser visto”. Isso faz parte da prática da direção defensiva, isso é conhecer, entender e compreender o trânsito e as pessoas que fazem parte dele”, finalizou David Garcia.