Um grupo de empresários e de representantes de entidades classistas de Gurupi se reuniu com o prefeito Laurez Moreira (PSB) na tarde desta terça-feira (07/05) para discutir sobre a segurança pública na cidade. O encontro visou debater ideias e sugestões para proporcionar mais segurança aos comerciantes, que nos últimos dias vem sofrendo com o aumento da criminalidade.

Participaram da reunião representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig), Sicovar, Conselho de Entidades de Gurupi (Coneg), Defensoria Pública Sebrae; além de empresários e comerciantes da cidade. Também participaram do encontro o vereador Jonas Barros e o secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Pedro Dias.

Dentre as medidas foram sugeridas estão a criação da secretaria municipal de segurança pública, atuação dos guardas municipais na proximidade do centro comercial e das feiras da cidade, aumento no número de efetivo da Polícia Militar para intensificar o policiamento, além da implantação do Projeto Olho Vivo que consiste na instalação de câmeras de vigilância em pontos estratégicos do município.

O presidente da CDL, Adailton Batista, ainda falou da realização de duas ações paliativas, sendo uma delas, o videomonitoramento no Centro da cidade e o aumento do efetivo da Polícia Militar. “Os empresários juntamente com a prefeitura irão comprar as câmeras de vigilância que serão administradas pelas polícias Militar e Civil”, disse o presidente da CDL, ressaltando que apesar da segurança pública ser de responsabilidade do Estado, é importante a união de forças da Prefeitura e das entidades classistas para poder garantir a segurança não só dos empresários, mas de toda população.

Durante o encontro o prefeito Laurez Moreira falou das ações que já estão sendo desenvolvidas no sentido de oferecer mais segurança à população. Entre elas está a criação de um Gabinete Municipal de Segurança Pública e a realização de reuniões mensais com um grupo de representantes de entidades ligadas à segurança para debater ações de combate ao crime.

“Hoje a segurança é uma grande preocupação não só de Gurupi, mas de todo país. Hoje nós vivemos na situação em que o cidadão de bem não tem segurança e não pode sair de sua casa. E nós entendemos que a união de um grupo de empresários para discutir o assunto é um avanço muito importante”, afirmou o prefeito Laurez, destacando que irá levar a reivindicação deste grupo para o Governo do Estado, solicitando o aumento do efetivo da Polícia Militar em Gurupi. “Os empresários estão se propondo a ajudar o município colocando câmeras de vigilância em alguns lugares de Gurupi e o poder público se comprometeu que para cada câmera que os empresários instalarem, a Prefeitura colocará outra. Agora vamos definir a quantidade de câmeras e depois os pontos onde elas serão instaladas”, frisou Laurez Moreira.