A Prefeitura de Gurupi em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) lança nesta sexta-feira (03/05) o projeto “Vem plantar comigo”. O lançamento acontece a partir das 19 horas, no Salão de Eventos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), dentro da programação do I Seminário Inclusivo do Movimento Apaeano de Gurupi.

Com foco na sustentabilidade, o projeto propõe a educação ambiental através da criação de hortas ecopedagógicas. A iniciativa consiste em reutilizar as garrafas pets que poluem o meio ambiente, produzindo hortas sem uso de agrotóxicos, que atenderão ao consumo interno da própria Apae e de outros centros sociais da cidade.

Para a implantação do projeto a Semades entra com aquisição e facilitação de oficinas aos apaeanos e infraestrutura dos viveiros. Já a Apae fará a coleta de mudas e a manutenção do viveiro como contrapartida do projeto.

Programação

Para lançar a iniciativa, Alan Barbiero, secretário Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ministra em Gurupi palestra sobre consciência ambiental e ação social, e ainda apresenta detalhes do projeto aos participantes da programação, de forma a levar um pouco de conhecimento ambiental para as crianças, os pais, alunos e a população em geral.

Além dele, o Seminário também contará com apresentações culturais dos alunos da Apae de Gurupi e ainda show com o músico David Valente, de Fortaleza (CE), que toca teclado com os pés e canta.

Músico

Natural de Fortaleza-Ceará, graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), David Valente segue carreira como cantor, compositor, músico, arranjador e produtor musical. Apesar de ser portador de uma deficiência físico-motora congênita que o impossibilita de usar suas mãos normalmente, David interessou-se pela música ainda criança, aos 4 anos de idade, quando durante as sessões de fisioterapia e terapia ocupacional teve o primeiro contato com um teclado de brinquedo. Segundo ele, a partir de então, descobriu sua paixão pela música.