Desde terça-feira (18/06), a cidade de Gurupi está sediando a segunda edição do Parlamento Popular da Assembleia Legislativa a do Estado do Tocantins. Uma grande estrutura foi montada no Parque Mutuca, onde está funcionando o Parlamento Popular, que tem como proposta aproximar o Poder Legislativo do cidadão.

Na chegada dos deputados à Gurupi, o prefeito Laurez Moreira e secretários municipais levaram os parlamentares para conhecer vários empreendimentos na cidade, como o Sistema de Produção Integrada (SPI – Confinamento) e suas instalações, o Complexo Administrativo Municipal de Gurupi, que será instalado às margens da rodovia que liga Gurupi à Peixe, além da Academia Gurupiense de Letras e do Estádio Rezendão.

Ao apresentar aos deputados as dependências do futuro Complexo Administrativo Municipal, Laurez Moreira explicou as adaptações que estão sendo realizadas para abrigar a sede do poder Executivo, bem como, todas as secretarias municipais, o que segundo o prefeito, além de centralizar num só lugar todos esses órgãos do município, resultará em substancial economia para os cofres públicos que, dessa forma, deixará de pagar aluguel de dez imóveis que hoje abrigam várias pastas da municipalidade.

O prefeito destacou ainda, que o atual prédio da prefeitura será destinado para abrigar uma central de atendimentos à população, como é o programa É pra Já, do Governo do Estado. “Precisamos colocar em prática uma política de redução de custos para cumprir com os compromissos deixados pelas gestões anteriores, como os salários dos servidores e o INSS. Só com a previdência atrasada dos funcionários a Prefeitura gasta 19% da receita do município”, argumentou Laurez.

UNIRG

O prefeito Laurez Moreira também participou da sessão ordinária da Assembleia Legislativa realizada na manhã desta quarta-feira (19/06), ocasião em que solicitou vários benefícios para o município. Sob a mediação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sandoval Cardoso (PSD), Laurez participou de uma reunião com o secretário Paulo Massuia, representando o Governo do Estado, quando foi entregue um Termo de Acordo Extrajudicial aos representantes da Unirg, para o pagamento do Proeducar à instituição

Segundo Paulo Massuia, desde o ano de 2004 o Proeducar nunca cobrou a dívida dos alunos nem ofereceu nenhuma orientação sobre como deveriam proceder. No Termo de Acordo Extrajudicial, as partes reconhecem a dívida e, “Assim que os recursos entrarem no caixa do Governo, serão repassados imediatamente à Unirg”, adiantou Massuia.

Ficou estabelecido no Termo de Acordo que as partes transacionam as dívidas ora reconhecidas, abatendo-se do débito constante de R$2.475.497,38 o débito contraído junto ao Proeducar de R$ 3.891.189,66. O saldo devedor restante de R$ 1.415,692,28 será pago mensalmente em 17 parcelas de R$ 83.276,01.

O prefeito Laurez Moreira avaliou como positiva a realização do Parlamento Popular em Gurupi e disse está otimista quanto aos resultados práticos desse evento para o município, esperançoso de que as reivindicações solicitadas aos deputados e aprovadas em plenário sejam plenamente atendidas pelo Governo do Estado, trazendo grandes ganhos à população gurupiense.