A Praça do Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi, está entrando no clima de festa junina e recebendo toda a estrutura para a realização do 13° Arraiá da Amizade, que começa nesta quinta-feira (20/06), juntamente com o Encontro e Feira da Agricultura Familiar. Está sendo montada arquibancada para o público, fogueira cenográfica, além de ornamentação típica que está sendo produzida pelos acadêmicos do curso de Artes Cênicas do IFTO.

O Arraiá da Amizade começará nesta quinta-feira, a partir das 15 horas, com recepção e credenciamento dos produtores e expositores que irão participar do evento. À noite, a partir das 20 horas, acontecerá a abertura oficial seguida de apresentação de uma peça de teatro, queima de fogos, apresentação de quadrilhas da APAE e dos Idosos, além de apresentações de músicas típicas do estado, visita aos stands, shows com artistas locais e com sanfoneiros e ainda o concurso da rainha do Arraiá.

Dentro da programação do Arraiá, que segue até o dia 22, tem ainda a participação da Feira do Produtor, que será montada na Rua 3 entre Av. Maranhão e Piauí, e a Feira da Amizade que se instalará na Av. Maranhão. O 13° Arraiá da Amizade é realizado pela Prefeitura de Gurupi, por meio das Secretarias Municipais de Cultura; Desenvolvimento e Meio Ambiente; Comunicação; Abastecimento e Cooperativismo; e de Juventude, Esporte e Turismo, e conta ainda com a parceria da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado, por meio da Ruraltins.

Já durante o Encontro e Feira da Agricultura Familiar haverá várias palestras voltadas para o fomento da produção da agricultura familiar e visando o desenvolvimento deste segmento tão importante de Gurupi. As palestras serão realizadas dentro do Centro Cultural Mauro Cunha e abordarão vários temas como: compra direta da agricultura familiar, crédito rural, associativismo e cooperativismo, cultura da seringueira, piscicultura e apicultura, entre outros.

“Creio que existem dois pontos altos no Encontro e Feira da Agricultura Familiar. Um é a oportunidade que os produtores têm de passar por capacitações, expor e comercializar seus produtos, mostrando sua capacidade de atender ás demandas do município. O outro são as palestras, que são nossas prioridades, e que visam capacitar os nossos produtores”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Pedro Dias.

ARRAIÁ DA AMIZADE

ENCONTRO DA AGRICULTURA FAMILIAR

20/06 – QUINTA – FEIRA

• Recepção e credenciamento dos agricultores e expositores
  • Organização das bancas para comercialização de produtos da zona Rural
  • Intervalo para o jantar

20 Horas – ABERTURA OFICIAL

• Performance Teatral: Matuto Tocantinense – Vinicius Martins
  • Queima de fogos
  • Quadrilhas convidadas: IDOSOS, APAE
  • Apresentação – Súcia
  • Visita aos estandes da agricultura familiar
  • Animação: Show Regional
  • Sanfoneiros na casa do Lampião
  • Concurso da Rainha do Arraiá

21/06 – SEXTA-FEIRA

• 08h – Reinício das atividades/Inscrições para as palestras
  • 08h30 – I PALESTRA: Compra Direta da Agricultura Familiar Com Doação Simultânea

Palestrantes: Dr. Vilmondes de Castro Macedo – Presidente da CONAB – e Adenieux Rosa Santana – Representante Ruraltins

• 9h30 – II PALESTRA: Agentes Financeiros

Palestrante: Janser Teles de Azevedo – Gerente do BASA – Gurupi

• 10h30 – Intervalo
  • 10h30 – III PALESTRA: Associativismo e Cooperativismo

Palestrante: Dr. Hugo Zanett Responsável pelo Setor de Cooperativismo do RURALTINS

• 11h30 IV PALESTRA: Cultura da Seringueira

Palestrante: Dr. Alissom Pesquisador da EMBRAPA FLORESTAS

• 12:30h. ALMOÇO
  • 16h. Organização das bancas para comercialização
  • Apresentação Cultural – Formoso do Araguaia – Josa

Banda Pau e Corda, balé característico e repentista

• Apresentação cultural – Baianas – Secretaria do Idoso
  • 21h30. Quadrilha convidada – Escola Estadual José Seabra Lemos
  • 22h. Apresentação das quadrilhas gurupienses – disputa
  • 23h. Show Regional

22/06 – SÁBADO

• 08h – Atividades esportivas
  • 14h – Feira de artesanato
  • 15h – Peça teatral: Teatro do Oprimido Direção Fernando França – Silon/Fernando/Joenes – Mobilizar os IDOSOS
  • 20h. Apresentação de Sanfoneiro local
  • 21h. – Desfile das campeãs
    • Banda regional:
    • Premiação – 3° lugar

2° lugar

1° lugar

Melhor puxador

Rainha do Arraiá

Obs. Durante todo evento os acadêmicos do curso de Artes Cênicas do IFTO estarão encenando dois Ambientes especiais:

1. Recepção – “A Casa da Vovó – Território de Netos”, com comidas típicas e receitas fototerápicas
  2. A “Casa de Lampião” – uma espécie de estúdio fotográfico, onde os visitantes se sentirão na terra do Cangaço

Nas duas casas, está previsto a apresentação de grupos de sanfoneiros.