Com a presença de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), assinou na manhã desta terça-feira (04/06), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o decreto que institui a Comissão de Reestruturação Urbana e Paisagismo do Município, tendo sido nomeados os noves integrantes dessa comissão.

O prefeito Laurez Moreira destacou que sua administração tem pressa em resolver a questão fundiária de Gurupi que é um tanto complexa. Citando como exemplo de irregularidade fundiária no município, Laurez lembrou que no povoado do trevo da praia, nenhum proprietário de imóvel está devidamente regularizado, por isso, cobrou empenho da comissão que tomou posse hoje para buscar mecanismos que possibilitem a resolução desse problema.

“Na área urbana de Gurupi, várias localidades apresentam problemas, daí a importância dessa comissão para coordenar o estudo, as ações e a implementação do conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado”, afirmou o prefeito.

Falando em nome do poder judiciário, o juiz de Direito e Diretor do Fórum de Gurupi, Roniclay Alves Morais elogiou a iniciativa do prefeito Laurez Moreira em procur5ar resolver os problemas ocasionados com a falta de regularização fundiária no município. “É uma medida urgente e que já deveria ter sido tomada há muitos anos”, disse o juiz, ressaltando que essa comissão vai mexer “num vespeiro”, porém, as medidas precisam ser tomadas para deixar de ser um entreve na administração pública municipal.

Já o secretário de Habitação, Carlos Barcellos, que passa a presidir a Comissão de Planejamento e Execução de Ações de Regularização Fundiária, explicou que além de coordenar as ações da Prefeitura de Gurupi na implementação de regularização fundiária, o órgão vai fazer um diagnóstico das áreas municipais onde a irregularidade fundiária é mais recorrente e a partir dele, indicar as áreas prioritárias de ação.

Além de Carlos Barcellos, compõem a comissão Paulo Virgílio Rocha Ribeiro, Jair Araripe Suzuki, Ivanilson Marinho, Walter Júnior, Jandislau José Lui, Maria Valderícia Pereira Moraes, Raimundo Gomes Feitosa e Elizete Alves Souza Silva.

A solenidade de criação da Comissão de Planejamento e Execução de Ações de Regularização Fundiária, e a posse de seus integrantes contou com a presença dos vereadores Marilis Fernandes, Ivanilson Marinho, Ataíde Pereira Salgado, Dr. Macedo, Jonas Barros, Wanda Botelho, Wendel Gomides, Gleydson Nato, Walter Junior e Valdonio Rodrigues; além de presidentes de várias associações de moradores de bairros de Gurupi.