Em Gurupi, os proprietários de cães que queiram fazer o teste rápido de leishmaniose (calazar), podem procurar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para realizar o exame, cujo resultado é divulgado em 15 minutos. A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o teste gratuitamente.

De acordo com o Coordenador do CCZ de Gurupi, Henrique Alencar, os interessados devem procurar o CCZ, onde o sangue do animal é coletado e em 15 minutos sai o resultado. “Se der positivo o dono do cachorro pode deixá-lo no CCZ ou pedir a contraprova. Aí coletamos o sangue novamente e enviamos ao Lacen, em Palmas, que divulga o resultado no período de 10 dias”, informou.

Atualmente o CCZ de Gurupi realiza aproximadamente 229 exames de leishmaniose por mês. O Governo do Estado envia mensalmente para a cidade, 300 kits de teste rápido de leishmaniose.

O CCZ de Gurupi funciona das 7h30 às 18 horas, no Setor Pedroso. O telefone é (63) 3313-3631.

LEISHMANIOSE – É uma doença crônica, de manifestação cutânea ou visceral (pode-se falar de leishmanioses, no plural), causada por protozoários flagelados do gênero Leishmania, da família dos Trypanosomatidae. O calazar (leishmaniose visceral) e a úlcera de Bauru (leishmaniose tegumentar americana) são formas da doença. É uma zoonose comum ao cão e ao homem. É transmitida ao homem pela picada de mosquitos flebotomíneos, que compreendem o gênero Lutzomyia (chamados de “mosquito palha” ou birigui) e Phlebotomus.