Na manhã desta quinta-feira (18/07), o Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira recepcionou o embaixador Lin Jinzhang, da República Popular da China, que esteve na cidade com sua comitiva para conhecer as instalações da Cooperfrigu (Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi), que tem o maior frigorífico exportador de carne bovina do Tocantins e é um dos maiores no país.

Após conhecer a linha de produção do frigorífico, o embaixador Lin Jinzhang, participou de uma reunião com autoridades e diretores da Cooperfrigu e que contou ainda, com a participação do prefeito Laurez Moreira e de Paulo Massuia, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Tocantins; do secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, além do presidente da Agência de Fomento do Tocantins, Rodrigo Alexandre Gomes de Oliveira e do Secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Gurupi, Pedro Dias; além do presidente do Conselho Administrativo da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), José João Stival. A comitiva também visitou o SPI – Sistema de Produção Integrada de Confinament.o

Em seu pronunciamento, o embaixador disse que ficou satisfeito com a visita e acenou com a possibilidade de a China realizar parceria com a Coopefrigu visando a importação de carne bovina deste frigorífico para aquele país. Na oportunidade, Lin Jinzhang convidou o prefeito Laurez Moreira para visitar a China e escolher uma cidade para ser adotada como coirmã de Gurupi, com objetivo de criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível econômico e cultural, estabelecendo laços de cooperação bilateral.

O prefeito Laurez Moreira disse que ficou honrado com o convite e informou ao embaixador Lin Jinzhang que Gurupi se encontra numa localização privilegiada, na região central do país, com potencialidades em várias áreas que podem ser de interesse do Governo da China.

“Gurupi tem muito a oferecer aos mercados internacionais, principalmente, nas áreas de agricultura e da pecuária. E vejo este contato com o embaixador da China como bastante promissor, já que aquele país possui um número expressivo de habitantes e que se tornam consumidores em potencial de nossos produtos”, afirmou Laurez.

O presidente da Cooperfrigu, Oswaldo Stival Junior, que também é presidente do Sindicarnes/TO, ressaltou que a visita do embaixador é um grande passo para que o Estado possa conquistar o mercado Chinês. “Para a Cooperfrigu a China representa a abertura de uma porta muito grande, porque hoje o mercado chinês chegou o ano de 2012 como o segundo maior importador de carne do mundo e provavelmente, em 2013 ou 2014 será o maior importador, ultrapassando a Rússia. Como nós já conquistamos o mercado Russo e estamos buscando o mercado chinês esta visita é muito importante não só para o Tocantins, mas para o Brasil e para Gurupi, que tem este complexo frigorífico que pode fornecer carne com qualidade e segurança alimentar”, declarou Oswaldo Stival Junior.

Sobre a concretização da exportação de carne bovina para a China, Laurez destacou ao embaixador Lin Jinzhang, que região de Gurupi é propícia para a cria de gado das raças zebuína, sendo que a planta frigorífica da Cooperfrigu é uma das mais modernas do Brasil, tendo sido concebida para que todo o processo de produção (abate, desossa, processamento, congelamento e estocagem) aconteça dentro do mesmo prédio, evitando que os produtos sejam transferidos para outros locais antes do término.

SOBRE A COOPERFRIGU

A localização da planta da Cooperfrigué privilegiada. Situada no Sul do estado do Tocantins, região que apresenta mais de 8 milhões de cabeça de gado (principalmente das raças Zebu e Nelore), a Cooperfrigu dispõe ainda de uma ampla pastagem verde, vantagem que possibilita engorda eficiente e carnes mais saudáveis e saborosas.

Atualmente, a Cooperfrigu gera 600 empregos diretos, está habilitada para exportar para 132 países e no atual momento abate, por dia, em média 800 cabeças de animais e tem como principais importadores os mercados da Rússia, Egito e Hong Kong.

Para ver mais fotos cliqui aqui.