Os integrantes do Comitê Gestor da Regional Administrativa de Gurupi, que representa os dezessete municípios da região Sul do Estado no Plano Estadual pela Superação da Extrema Pobreza – “Tocantins sem Miséria”, concluíram nesta quarta-feira (03/07), em Gurupi, um curso de elaboração de projetos realizado pela Secretaria Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio da Diretoria de Inclusão Produtiva.

Entre os participantes estavam servidores da Prefeitura de Gurupi e outros municípios da região que obtiveram informações sobre como elaborar projetos de acordo com o sistema do Governo Federal e ainda sobre como ter acesso aos dados, convênios e informações necessárias para a captação de recursos.

Gurupi foi a primeira regional a receber esta capacitação e segundo Marco Antonio Coelho Barros da Silva, que ministra as oficinas, Araguaína deverá ser a próxima a participar do curso de elaboração de projetos.

“Tivermos a oportunidade de ter informações e de saber como proceder para elaborar projetos dentro que é exigido pelo Governo Federal. Assim ficará mais fácil para fazermos os projetos, já sabendo como elaborar e quais as documentações necessárias”, afirmou Joelma Guedes, que é membro do Comitê e participou da capacitação.

O Comitê Gestor da Regional Administrativa de Gurupi é composto por 13 membros titulares e 13 suplentes. A função do Comitê é gerir recursos públicos, atuando junto aos governos municipal, estadual e federal buscando trazer melhorias e benefícios a toda comunidade.

Plano Tocantins Sem Miséria

Os objetivos do Plano é superar a extrema pobreza reduzindo as desigualdades sociais, garantir e elevar a renda per capta, dar acesso aos serviços públicos de assistência social, segurança alimentar e nutricional, habitação e saneamento, educação e saúde, além de oportunizar a inclusão produtiva rural e urbana visando geração de emprego e renda por meio da economia solidária. O foco do “Plano Tocantins Sem Miséria” será as famílias com renda igual ou inferior a R$ 70 reais cadastradas no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. O governo do Tocantins está estruturando uma rede de atendimento à população em extrema pobreza.